10/01/2013

[Resenha*] Para Sempre - Os Imortais


Depois de perder toda a familia em um desastre de automóvel, do qual inexplicavelmente escapou, Ever Bloom tem sua vida transformada por completo. Ela muda de cidade, de escola, de amigos, e precisa aprender a conviver com uma nova realidade atordoante: após o acidente, Ever adquiriu dons especiais.
Ela enxerga a aura das outras pessoas, ouve seus pensamentos, e com um simples toque pode conhecer a vida inteira de alguém. É angustiante.
Tudo, porém, parece cessar quando Damen se aproxima. Só ele consegue calar as vozes que a pertubam tão intensamente. mas ela não faz idéia de quem ou quê Damen realmente é. Só tem certeza de estar cada vez mais envolvida... Apaixonada.




Introdução
Em um primeiro instante, Ever pode parecer uma garota normal, embora com um estranho gosto por moletons largos com capuz. Mas não é bem assim. Ela tem dons mediúnicos -- ver auras, ler pensamentos e descobrir a vida de uma pessoa pelo simples toque -- e tudo começou após o acidente em que perdeu toda sua família. No acidente em que ela morreu mas, inexplicavelmente, voltou e pelo qual se sente responsável.
O único capaz de fazer parar toas as visões que a atormentam contra sua vontade e Damen. Porém, assim como ela, ele guarda um grande segredo e, ao descobri-lo, ela se vê ameaçada por um fantasma do passado de Damen, que a considera um desagradável inconveniente.

Espaço
Ever mora em Laguna Beach com a sua tia desde o acidente e o leitor é presenteado com ambientes lindo e perfeitamente montados, sem, no entanto, ter muita enrolação. As descrições são detalhadas e realísticas  algo que me agradou muito.

Tempo
Há referência a data comemorativas (como Halloween e Valentine's Day), mas a autora não explicita a passagem do tempo. Mesmo sendo algo que a maioria considera irrelevante, gosto de poder determinar o tempo que decorreu durante a narrativa.

Personagens
Ever era a típica líder de torcida do ensino médio: loira, metida e mimada. Porém tudo mudou depois do acidente, quando ela passa a ser bombardeada por uma profusão de cores que não deveria ver e pensamentos que não deveria ouvir.

"Nem sempre fui essa bizarrice que sou hoje. Já fui uma adolescente normal, do tipo que ia às festinhas da escola, se apaixonava por celebridades e tinha tanto orgulho dos cabelos loiros que jamais pensaria em prendê-lo num rabo de cavalo ou escondê-lo sob um capuz. [...] Minha vida era completa e o céu era o limite. Essa história de céu pode ser um tanto gasta, mas, no meu caso, ironicamente, é também a mais pura verdade.
No entanto, sei tudo isso apenas por ouvir dizer, pois desde o acidente só me lembro claramente de uma coisa: eu morri.
" pág 15


Ela se torna antissocial e retraída, evitando contato com qualquer pessoa. Isso até Damen aparecer. Lindo, sexy, inteligente e charmoso, o simples som de sua voz cala todo o mundo. Mas ele guarda um grande segredo que pode colocar a vida de Ever  em perigo.
Os personagens de Noel são carismáticos e conquistam o leitor quase instantaneamente. Mesmo Ever, que é meio infantil e mimada, consegue cair nas graças do leitor.
Os personagens secundários -- mesmo aqueles que raramente aparecem -- tem personalidades tão trabalhadas quanto os protagonistas, fato que me surpreendeu positivamente.

Enredo
Para Sempre (Editora Intríncesa, 255 páginas) nos apresenta um romance intenso e credível, de tirar o fôlego, com aspectos sobrenaturais inovadores: nada de vampiros ou lobisomens dessa vez, mas sim algo mais... glamouroso e encantador. Mas mesmo o glamour em seu lado negat6ivo, não é mesmo?
Alyson Noel nos apresenta uma obra inesquecível que possui, além de personagens marcantes, uma trama excepcional e instigante.


Estrutura Artística

  • Capa: Lindo trabalho visual. A capa é fosca, com exceção ta tulipa, nome da autora e título do livro.
  • Título da Obra: Simples e marcante.
  • Sinopse: Um excelente resumo da estória que, sem entregar o ouro, deixa o leitor na curiosidade
  • Diagramação: São trinta e oito capítulo e encontrei apenas dois erros.


Estrutura Física

  • Capa: Material comum, resistência média, com filipeta contendo informações do autor e trecho do livro.
  • Páginas: Amareladas, ou seja, refletem menos a luz.


Recomendações
Todo o público jovem irá se apaixonar com essa estória de amor além das fronteiras do tempo.

Análise

Espaço: 5
Habilidade do autor: 5
Diversidade de ambientes: 5
Tempo: 4
Concordância com a época: 5
Passagem do tempo: 3
Personagens: 5
Interação: 5
Personalidades: 5
Aparência e carisma: 5
Enredo: 4,3
Originalidade: 4
Narrativa: 4
Intensidade da trama: 5
Estrutura Artística: 5
Capa: 5
Título da Obra: 5
Sinopse:5
Diagramação: 5
- Erros: 5
- Fontes/Ilustrações: 5
Estrutura Física: 4,5
Capa: 4
Páginas: 5
Minha Opinião: 5
Nota Final: 4,7