10/04/2017

Você tem cuidado com os seus livros?

Existem postagens que merecem ser relembradas e essa, definitivamente, é uma dessas. Anos atrás, inspirada pela postagem do Igor Gouveia (que, infelizmente, descobri não estar mais na blogosfera) eu indiquei alguns cuidados que devemos tomar com os livros para que eles continuem nos acompanhando por muitos e muitos anos... vamos lá ver essas dicas e outras novinhas em folha?
Que tal começarmos pelo básico? Por mais que pareça óbvio, muitas vezes esquecemos de pequenas atitudes que fazem toda a diferença na preservação de um livro, como:

  • Não exponha ao sol ou umidade. Sabe quando as páginas ficam onduladas? Isso geralmente acontece porque calor em excesso faz com que as fibras de celulose percam elasticidade, flexibilidade e resistência. Já a umidade facilita o desenvolvimento de mofo.
  • Não escreva no seu livro. Sei que muitos leitores são adeptos e defensores implacáveis desse hábito, mas eu realmente aconselho evitar. Se for uma prática que você aprecia muito, que tal começar a usar post-its? Fica muito mais bonitinho e não estraga o livro!
  • Retire o livro da estante pela lombada. Puxar pela parte superior do livro danifica a encadernação: o recomendado é afastar os volumes dos lados e puxar a obra desejada pelo meio da lombada.
  • Garanta que o local de armazenagem seja bem ventilado. Uma boa dica para garantir isso é manter a estante a alguns centímetros da parede!
  • Use sempre marcadores de páginas. E isso não é um conselho. É praticamente uma ordem! Não usem clipes pois, se forem de metal, podem enferrujar: isso vai sujar o seu livro, além de correr o risco de rasgar as páginas. Os de plástico também não são recomendados, pois amassam o livro da mesma forma. Nem pense em usar as filipetas (orelhas) dos livros! Elas ficam amassadas e deformadas conforme você avança na leitura, e a aparência nunca mais será a mesma.
  • Não guarde pétalas ou papéis de baixa qualidade dentro dos livros. Se for por um motivo especial, a gente perdoa. Mas o caso é que esses materiais alteram o pH do papel do livro, provocando manchas.
  • Não quebre a lombada. Ou seja, não dobre o livro no meio. Além de deixar uma marca bem feia por fora, isso pode danificar seriamente a encadernação da obra.
  • Não passe as páginas com o dedo úmido de saliva. Isso pode deixar restos de comida nas páginas, atraindo roedores e insetos.
  • Limpe! Use um espanador bem fofinho para tirar a poeira uma vez por semana e faça uma limpeza mais cuidadosa uma vez por mês: passe um pano úmido na estante e uma escova macia no corte do livro.
[+] LEIA TAMBÉM: 7 LIVROS MAIS SURRADOS DA MINHA COLEÇÃO

Agora, algumas dicas mais específicas e tão úteis quanto. 

  1. Se você tiver o hábito de comprar livros usados, sempre dê uma folheada geral para garantir que não há traças ou sujeiras entre as páginas e passe a escova macia nas laterais para tirar a poeira acumulada. Caso a capa esteja engordurada, passe um pano úmido e deixe um pouquinho no sol antes de guardá-lo na estante.
  2. Existem algumas "técnicas" para prevenir as traças. A mais indicada é passar querosene por toda a estante mas, sinceramente, pareceu bem perigoso pra mim. Prefiro as alternativas, como pastilhas de cânfora, bolinhas de naftalina, cravo da índia, grãos de pimenta do reino e louro; que funcionam, mas devem ser trocados mensalmente.
  3. Sabe aquelas edições maravilhosas com capas de couro? Se você quiser preservar o tecido hidratado, é recomendado cobri-lo com uma leve camada de vaselina. Nada de exagerar na dose, hein?
  4. Não se desespere se seus livros estiverem com manchas amareladas no corte. Tem como resolver! A forma mais recomendada é passar, delicadamente, uma lixa bem fina; caso não tenha sido muito efetivo você pode passar um algodão com um pouquinhozinho de água sanitária, e logo em seguida um algodão seco - cuidado para não usar muito do produto, ou as manchas só irão piorar.
  5. Estantes com portas de vidro são as melhores, pois protegem os livros de insetos e poeira. Mas tudo bem se você tiver a estante aberta - esse modelo é mais comum e, na minha opinião, mais bonito. Basta seguir essas recomendações!

Deixo vocês com o encerramento original da postagem, datado lá de 2011 mas que continua representando o que eu penso: "Ler é a melhor coisa nesse mundo, na minha opinião. Além de formar o seu caráter, de te tornar uma pessoa melhor, a leitura te distrai dos problemas, te leva para um mundo novo onde geralmente há um final feliz ou pelo menos perto disso. Sempre há uma solução.
Cuidemos de nossos livros para que no futuro nosso filhos e netos possam passar pelos mesmos momentos mágicos que nós passamos com os nossos livros. Imagine-se compartilhando essa paixão com as próximas gerações!!! Não há nada que me pareça tão especial, tão encantador. Quero que meus livros durem até lá."

Quais desses cuidados vocês já praticavam? Quais foram novidade? Querem ver mais postagens antigas atualizadas por aqui? Me contem nos comentários!

Postagem original em 22/07/2011. Atualização em 10/04/2017.