Destaques

06/06/2020

Você tem cuidado com os seus livros?

Lar é onde minha estante de livros está: tem sido assim desde que meus livros saíram daquelas caixas de plástico organizadoras de escritório e foram promovidos para uma prateleira improvisada no móvel onde ficava o videogame. Só depois de alguns anos que eu consegui, com custo, comprar duas estantes dignas de carregar todo o valor emocional que cada volume agregou no decorrer dos anos – e elas estão comigo até hoje, meio tortas e entrevadas, sim, mas inteiras. Fato é que, seja dentro de caixas ou belamente dispostos em uma estante, ter livros demanda certos cuidados para que eles não estraguem com o passar do tempo. Eu descobri isso de formas bem trágicas, então decidi compilar algumas dicas para que vocês não cometam os mesmos erros.
Mulher em biblioteca procurando algo para ler
Ter uma biblioteca em casa é o sonho de todo leitor, mas requer cuidados com os livros. Foto por Clay Banks em Unsplash.

Como e onde guardar seus livros

  • Não exponha ao sol ou umidade. Sabe quando as páginas ficam onduladas? Isso geralmente acontece porque calor em excesso faz com que as fibras de celulose percam elasticidade, flexibilidade e resistência. Já a umidade facilita o desenvolvimento de mofo.
  • Retire o livro da estante pela lombada. Puxar pela parte superior do livro danifica a encadernação: o recomendado é afastar os volumes dos lados e puxar a obra desejada pelo meio da lombada.
  • Garanta que o local de armazenagem seja bem ventilado. Uma boa dica para garantir isso é manter a estante a alguns centímetros da parede!
  • Use sempre marcadores de páginas. E isso não é um conselho. É praticamente uma ordem! Não usem clipes pois, se forem de metal, podem enferrujar: isso vai sujar o seu livro, além de correr o risco de rasgar as páginas. Os de plástico também não são recomendados, pois amassam o livro da mesma forma. Nem pense em usar as filipetas (orelhas) dos livros! Elas ficam amassadas e deformadas conforme você avança na leitura, e a aparência nunca mais será a mesma.
+ Leia também: Anatomia de um livro
  • Não guarde pétalas ou papéis de baixa qualidade dentro dos livros. Se for por um motivo especial, a gente perdoa. Mas o caso é que esses materiais alteram o pH do papel do livro, provocando manchas.
  • Não escreva no seu livro. Sei que muitos leitores são adeptos e defensores implacáveis desse hábito, mas eu realmente aconselho evitar. Como eu gosto muito de marcar os meus trechos favoritos, para revisitar vez ou outra, uso post-its – mas fui avisada de que, assim como qualquer adesivo e item colorido, pode danificar as páginas do livro tanto pela cola quanto pela transferência de cor.
  • Não quebre a lombada. Ou seja, não dobre o livro no meio. Além de deixar uma marca bem feia por fora, isso pode danificar seriamente a encadernação da obra.
  • Não passe as páginas com o dedo úmido de saliva. Isso pode deixar restos de comida nas páginas, atraindo roedores e insetos.
  • Limpe! Use um espanador bem fofinho para tirar a poeira uma vez por semana e faça uma limpeza mais cuidadosa uma vez por mês: passe um pano seco na estante (tem que ser seco, porque a umidade do pano pode, além de danificar a estante, passar para os livros) e uma escova macia no corte do livro.
Estante de madeira com livros antigos
É importante que o local dos livros seja arejado, livre de umidade e espanado regularidade. Foto por Roman Kraft em Unsplash.

Algumas preciosas dicas avulsas

  • Se você tiver o hábito de comprar livros usados, sempre dê uma folheada geral para garantir que não há traças ou sujeiras entre as páginas e passe a escova macia nas laterais para tirar a poeira acumulada. Caso a capa esteja engordurada, passe um pano úmido e deixe um pouquinho no sol antes de guardá-lo na estante.
  • Existem algumas "técnicas" para prevenir as traças. A mais indicada é passar querosene por toda a estante mas, sinceramente, pareceu bem perigoso pra mim. Prefiro as alternativas, como pastilhas de cânfora, bolinhas de naftalina, cravo da índia, grãos de pimenta do reino e louro; que funcionam, mas devem ser trocados mensalmente.
  • Sabe aquelas edições maravilhosas com capas de couro? Se você quiser preservar o tecido hidratado, é recomendado cobri-lo com uma leve camada de vaselina. Nada de exagerar na dose, hein?
  • Estantes com portas de vidro são as melhores, pois protegem os livros de insetos e poeira. Mas tudo bem se você tiver a estante aberta – esse modelo é mais comum e, na minha opinião, mais bonito. Basta seguir essas recomendações!
Quando escrevi essa postagem originalmente, em meados de 2011, eu tinha por volta dos meus treze anos e sabia bem menos do que sei hoje. Acho que aquela garota se orgulharia de como eu cuido dos livros dela hoje. Nessa onda de nostalgia, deixo intacto o encerramento – uma forma singela de honrar todos os caminhos que esse blog já percorreu comigo:

"Ler é a melhor coisa nesse mundo, na minha opinião. Além de formar o seu caráter, de te tornar uma pessoa melhor, a leitura te distrai dos problemas, te leva para um mundo novo onde geralmente há um final feliz ou pelo menos algo perto disso. Sempre há uma solução. Cuidemos de nossos livros para que no futuro nossos filhos e netos possam passar pelos mesmos momentos mágicos que nós passamos com os nossos livros. Imagine-se compartilhando essa paixão com as próximas gerações!!! Não há nada que me pareça tão especial, tão encantador. Quero que meus livros durem até lá."

Ufa! Ainda estão por aí? Como vocês cuidam dos livros de vocês? Já conheciam alguma das dicas avulsas? Têm alguma outra para compartilhar? Me contem nos comentários!
Não deixe de seguir o Literalize-se nas redes sociais para mais conteúdo: Instagram | Facebook | Twitter
O Literalize-se é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através do link, o blog ganha uma pequena comissão, sem que você pague nada a mais por isso, o que ajuda a manter o site no ar, além de apoiar e valorizar o meu trabalho!
VOA, LIBELINHA
VOA! 🙘


Postagem original: 22/07/2011 • Atualização: 10/04/2017 [revisão gramatical e ortográfica] • Atualização: 10/04/2020 [adição de imagens e nova estruturação do texto] • Atualização: 06/06/2020 [correção de informações equivocadas, apontadas pela Luly Lage do Sweet Luly]

Comentários via Facebook

@literalize.se

© Literalize-se – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in