17/12/2012

[Resenha] A Vida o Universo e Tudo Mais


Trinta anos celebrando a genialidade cômica de Douglas Adams...
Após as loucuras vividas com seus estranhos amigos em O Guia do Mochileiro das Galáxias e O Restaurante no Fim do Universo, Arthur Dent ficou cindo anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acorda toda manhã com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina.
Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.
Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco" de Douglas Adams um dos mais cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros fundamentais para qualquer um que tenha capacidade de debochar de si mesmo.
Usando o planeta Krikkit como paródia de nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o Universo e tudo o mais.


CONTÊM SPOILER LEIA O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS E O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO ANTES DE PROSSEGUIR.

Introdução
Há cinco anos Arthur e Ford estão presos com nossos antepassados na Terra Pré-História e finalmente uma nave aparece. Não veio ara salvá-los, no entanto, queria apenas ofender Arthur.
Este é mais um episódio da louca aventura de Arthur e seus amigos que envolve sofás que viajam no tempo, uma festa eterna e aulas de voo.
Desta vez, os cinco amigos irão se unir para deter o povo Krikkit, que tem o modesto objetivo de matar todas as outras raças do Universo.


Espaço
Universo afora. As descrições de Douglas mantiveram o padrão básico e eficiente.


Tempo
Passaram-se cinco anos desde O Restaurante no Fim do Universo e não tenho nenhum palpite do tempo em que a se decorreu a estória. Esta foi a primeira vez que Adams indicou passagem do tempo e pelo visto, será a única.


Personagens
Sei lá, eu realmente preciso falar sobre os personagens? Vocês já sabem que eles são idiotas, cazios bobos... Encantadores, em minha opinião.

"-- Minha capacidade para ser feliz -- acrescentou -- poderia ser colocada em uma caixa de fósforos, sem tirar os fósforos antes." pág 41


Enredo
Foi em A Vida, o Universo e Tudo Mais (Editora Arqueiro, 160 páginas) que ficou mais aparente para mim a natureza crítica dos textos de Adams. Ele faz uma clara referência à nossa sociedade com o povo krikkitiano, que dizem não querer dividir o Universo com outras raças, que eles devem ser únicos.

"No caminho de volta entoaram diversas canções que ponderavam sobre paz, justiça, moral, cultura, esporte, vida em família e o aniquilamento de todas ao outras forma de vida." pág 69

No entanto, esta não era uma ideia geral. Nem todos compartilhavam essa opinião, mas eram controlados pelos que detinham o poder.
Achei de uma criatividade extraordinária da parte de Douglas Adams e passe a ver a série com outros olhos: não apenas uma estória maluca para te fazer rir, mas também uma nova perspectiva da sociedade, para refletirmos.

Estrutura Física
Capa: estive pensando e, por mais que eu goste desse projeto gráfico, ele talvez não seja o mais apropriado. Estas ilustrações tem um certo ar infantil, não acham? pode atrair o público errado.
Título da Obra: eu pensei que o mistério seria desvendado! Estava errada, porém.
Sinopse: muito boa, atiça a curiosidade do leitor.
Diagramação: o livro é dividido em 33 capítulos e um prefácio, sem nenhum erro.

Estrutura Física
Capa: qualidade inferior por se tratar de uma versão econômica.
Páginas: amareladas, ou seja, refletem menos a luz.

Análise

Espaço: 5
Habilidade do autor: 5
Diversidade de ambientes: 5
Tempo: -
Concordância com a época: -
Passagem do tempo: -
Personagens: 4
Interação: 5
Personalidades: 3
Aparência e carisma: 4
Enredo: 5
Originalidade: 5
Narrativa: 5
Intensidade da trama: 5
Estrutura Artística: 4
Capa: 3
Título da Obra: 3
Sinopse: 5
Diagramação: 5
- Erros: 5
- Fontes/Ilustrações: 5
Estrutura Física: 3,5
Capa: 2
Páginas: 5
Minha Opinião: 4
Nota Final:4,3

Amigo Dicionário
bu.có.li.co - referente a vida e costumes do campo
i.dí.li.co - suavemente amoroso