07/01/2013

[Resenha] The Chosen Of Gaia


Fifteen year old Albert has just received an invitation that could transform his disappointing life completely - a chance to belong to an advanced and hidden society that only reveals itself to a delect few.
Immersed in a new world of mind-boggling technology and intriguing peers, Albert will overcome his fears enough to ignore a fez suspicious detailas. But soon he'll find his family dragged to the center of a scandal that threatens to tear them apart and erase their very identities.
A conflicted Albert must find the strength to challenge authority by relying on his new found allies and gift for Revelation.
Prepare foradventura, humor and suspense in this fast-paced tale of a "normal" family striving for their place in a "perfect" world.




Introdução
A vida não estava muito boa para Albert, não mesmo. Além de não ter amigos e ser perseguido pelos valentões da escola, ele anda tendo pesadelos estranhos, vividos e perturbadores.
Mas ele tinha 15 anos! Era hora de mudar!
Mal sabia ele quão grande essa mudança seria. Não apenas de atitude, de escola, ou de cidade... Uma mudança de mundo, literalmente.
Ele e sua família, incluindo seu cachorro Soap, foram Escolhidos pelos líderes do planeta Gaia a viverem em meio a eles, com a promessa de um lugar pacífico e calmo, onde não existe violência ou crimes.
Porém ao chegar lá, eles descobrem que não são tão bem-vindos como imaginavam e um inesperado crime ameaça separá-los para sempre.

Espaço
A estória se passa no mundo fictício de Gaia, onde as construções são alteradas de acordo com a vontade e imaginação de seus donos e a natureza é valorizada.
São poucas as passagens nas quais a autora descreve os cenários, mas naquelas em que o faz é possível ver com clareza até os mínimos detalhes.

Tempo
A estória se passa em um pouco mais de cinco meses, não é especificado ao certo. A autora dá a marca de 150 dias, mas depois disso não há mais nenhuma referência ao tempo que se passou

Personagens
Albert e sua irmã gêmea Ruth têm 15 anos e os mesmos chamativos cabelos ruivos. Enquanto ela é do tipo popular, tem facilidade em fazer amigos e está sempre rodeada deles, Albert é um nerd, perseguido pelos valentões, que odeia ser o centro das atenções. Mesmo sendo muito parecidos na aparência, são opostos um ao outro, o que não impede que sejam unidos.

"Was the unconscious side of his brain trying to send some weird message with that dream, he wondered? Or was his conscious side just simplifying something that he already hnew: life sucks." page 5

Os dois personagens principais são carismáticos, mas o mesmo, infelizmente, não se pode dizer dos outros personagens. Eles não conquistam tanto o leitor, além de não terem um bom desenvolvimento de suas personalidades. 

Enredo
A trama gira em torno do primeiro crime em duzentos anos que ocorre em Gaia, não apenas da descoberta de um mundo perfeito, como eu pensava que seria (ufa). A autora tem uma narrativa leve e descontraída que agrada o leitor e sua ideia foi original o suficiente para chamar minha atenção e despertar curiosidade.
Embora o enredo seja inteligente, o problema que aponto é que o desfecho é previsível, já de cara eu sabia quem era o responsável. Em algumas passagens o leitor é surpreendido e acho que Mariz deveria ter seguido por essas linhas mais improváveis, não se manter na área de conforto.

Estrutura Artística
  • Capa: Adorei a ilustração da capa, a fonte e as cores utilizadas.
  • Título da Obra: Achei instigante, uma ótima escolha.
  • Sinopse: É um resumo bem elaborado da estória que, sem revelar demais, atrai o leitor.
  • Diagramação: São 16 capítulos. Encontrei cinco erros, nada muito gritante, exceto por uma ocasião em que a autora confundiu o nome de suas personagens.


Estrutura Física
  • Capa: material comum, porém sem filipetas o que compromete sua resistência.
  • Páginas: amareladas, ou seja, refletem menos a luz.


Recomendações
O público jovem provavelmente apreciará esta obra de leitura rápida, com uma trama simples e atraente.

Análise
Espaço: 4,5
Habilidade do autor: 5
Diversidade de ambientes: 4
Tempo: 4
Concordância com a época: -
Passagem do tempo: 4
Personagens: 3,6
Interação: 4
Personalidades: 3
Aparência e carisma: 4
Enredo: 3,6
Originalidade: 4
Narrativa: 4
Intensidade da trama: 3
Estrutura Artística: 4,8
Capa: 5
Título da Obra: 5
Sinopse:5
Diagramação: 4,5
- Erros: 4
- Fontes/Ilustrações: 5
Estrutura Física: 4
Capa: 3
Páginas: 5
Minha Opinião: 3

Nota Final:3,9