30/01/2013

[Resenha] Estrela da Noite - Os Imortais


Certa de que Ever é responsável pela morte de Roman, Haven está determinada a destruí-la. Seu primeiro passo é separá-la de Damen, e, para isso, conta com a arma ideal: um segredo terrível sobre suas vidas passadas, que lançará uma nova luz sobre o relacionamento de Ever e Jude.
Obrigada a enfrentar seus maiores medos com relação ao companheiro que escolheu para a eternidade, Ever é lançada em um combate mortal contra Haven, que poderá significar a destruição de todos. É chegado o momento de se questionar: para sobreviver, ela seria mesmo capaz de condenar Haven à escuridão de Shadowland? E será que todo o seu futuro com Damen poderia mesmo depender de uma revelação do passado?


CONTÊM SPOILER. LEIA PARA SEMPRELUA AZULTERRA DE SOMBRAS E CHAMA NEGRA ANTES DE PROSSEGUIR.



Introdução
A sorte, definitivamente, não está do lado de Ever. Além do fato de sua ex-melhor amiga ter jurado matá-la após pensar ser ela a responsável por Roman ter virado pó, levando com ele a única esperança de Ever e Damen ficarem juntos, temos que adicionar à soma a reprovação de sua tia Sabine ao descobrir sobre sua paranormalidade.
Estão com dó dela? Poxa, eu nem mencionei ainda que ela descobre segredos terríveis sobre seu namorado sexy e imortal que ainda perseguindo-a há quatrocentos anos e a possibilidade de que sua verdadeira alma gêmea seja o surfista Jude, e não Damen como todos pensaram.
Para resumir, Ever está num encrenca daquelas. Terá que lidar com decisões difíceis, das quais pode se arrepender profundamente... pelo resto da eternidade.

Espaço
Terei pesadelos com a parte sombria de Summerland, certeza. Noel faz descrições tão vívidas e realísticas, que é como se estivéssemos nós mesmos enterrados até o joelho naquele lamaçal sem vida.

Tempo
Algumas semanas? Uns meses? Nunca sei ao certo quanto tempo se passou nos volumes desta série, o que me deixa um pouco frustrada e decepcionada.

Personagens
Ever não é mais uma idiota. Sério, prometo. Bom, infelizmente não nos deparamos com essa mudança milagrosa logo no começo. Emobra nos primeiros capítulos se mostre inegavelmente mais corajosa e decidida, vai demandar um pouquinho mais de paciência até que a transformação se concretize e ela nunca mais faça papel de imbecil (espero).
Quanto à Damen... Vocês vão ver que ele não é tão "santinho" quanto parecia ser e tem sua cota de segredinhos sórdidos.
Não é surpresa eu Alyson Noel arrasa em criar personagens credíveis, mas o trabalho que fez com Haven foi excepcional. É sombria e assustadora, nos faz temê-la e respeitá-la, na mesma proporção.

Enredo
Com uma trama muito mais desenvolvida que a do livro anterior, Estrela da Noite (Editora Intrínseca, 234 páginas) começa com a típica enrolação da série para, depois de alguns capítulos, sofrer uma inesperada reviravolta e se tornar impossível de abandonar.
Alyson Noel, mesmo nos livros anteriores, demonstrou ter uma narrativa cativante que envolve o leitor. Mesmo com os personagens fazendo raiva ou os acontecimentos serem simples fillers encaminhando a narrativa para o que realmente importa é difícil resistir aos encantos desta obra que envolve elementos sobrenaturais nunca antes imaginados e um romance além de qualquer fronteira, um amor único.
Já falei muito mal dessa série, mas cá entre nós, devo ser sincera e dizer que não desistiria da leitura por nada.


Estrutura Artística

  • Capa: O bom-gosto para capas continua. Cada capa é uma obra de arte, realmente.
  • Título da Obra: Achei o título sem noção, tanto quanto a ideia que ele representa na estória. Não foi de meu agrado.
  • Sinopse: Um excelente resumo da estória que, sem entregar o ouro, deixa o leitor na curiosidade
  • Diagramação: São quarenta e um capítulos e não encontrei nenhum erro.


Estrutura Física

  • Capa: Material comum, resistência média, com filipetas contendo informações do autor e trecho do livro.
  • Páginas: Amareladas, ou seja, refletem menos a luz.


Análise

Espaço: 5
Habilidade do autor: 5
Diversidade de ambientes: 5
Tempo: 3,5
Concordância com a época: 5
Passagem do tempo: 2
Personagens: 5
Interação: 5
Personalidades: 5
Aparência e carisma: 5
Enredo: 5
Originalidade: 5
Narrativa: 5
Intensidade da trama: 5
Estrutura Artística: 4,5
Capa: 5
Título da Obra: 3
Sinopse: 5
Diagramação: 5
- Erros: 5
- Fontes/Ilustrações: 5
Estrutura Física: 4,5
Capa: 4
Páginas: 5
Minha Opinião: 4
Nota Final: 4,5