05/03/2013

[Resenha] Legna


Este livro conta a história de LEGNA PHILPS, uma garota que larga sua pacata vida em Miami para viver em Paris, onde ela começa um grande romance com Sayed nasser, um garoto conhecido pela internet. Com o passar do tempo ela percebe que ele não é normal! Sayed a abandona sem nenhuma explicação, a partir disso, ela cai numa profunda depressão. Em meio à melancolia, ela descobre que ele não é humano e logo em seguida o destino a faz descobrir o motivo do sumiço dele, eles estavam cometendo um caso de incesto. Legna fica perturbada e tenta o suicídio, passa a usar drogas, e começa a ter distúrbios psicóticos; mas o destino a revela que o caso de incesto não passa de uma mera confusão e ela começa a procurar Sayed. Eles voltam a viver um intenso e irreal romance, Sayed não precisa mais esconder que se trata de um milena alquimista nascido em Atlântida. Ironicameente, Legna descobre que ela também não pertence a este mundo.



Introdução
Após abandonar sua vida e tudo o que conhecia em Miami, Legna tem que se acostumar com o clima novo de Paris e a conviver com os pais que lhe são quase desconhecidos.
Como se não bastasse, ela ainda precisa lidar com o amor que brota dentro de si por Sayed, um homem que ela conheceu virtualmente e que teme se tratar de um terrorista.

Espaço
Vai de Miami a Paris com uma rápida passagem pelo Brasil. A grande maioria dos cenários não são descritos e os que são não foram bem detalhados.

Tempo
Ocorre num período de aproximadamente dois anos. Em alguns momentos, o autor menciona o ano presente.
Quanto à passagem do tempo na própria estória, os acontecimentos passam muito rápido e alguns deles não tinham necessidade de existirem.
Também notei uma certa discordância com a época em que a narrativa é situada. A estória se inicia um pouco antes do atentado de 11 de setembro de 2001, porém Legna já tinha Orkut, sendo que este foi criado em janeiro de 2004.

Personagens
Legna não é uma personagem principal que consiga conquistar leitores. Não mesmo. Tem muita autopiedade e está sempre voltada para o seu mundinho particular, o que me irritou muito.
O único personagem que valeu a pena, mas que ainda assim não foi muito bem elaborado, foi Sayed, com seu jeito misterioso de ser.
A interação entre os personagens não é credível, soa falsa e forçada, e nem mesmo a relação entre Legna e Sayed consegue convencer o leitor. É um romance muito meloso e clichê.

Enredo
Legna (496 páginas, Editora Dracaena) foi realmente uma decepção para mim. Não gostei da narrativa do autor, que é fraca e muitas vezes incoerente, e os diálogos são inconsistentes, podendo facilmente ser excluídos do texto sem que fizessem falta.
Eu tinha grandes expectativas em relação a Legna que, infelizmente, foram despedaçadas. A leitura se arrasta e o livro parece interminável.
Houve um momento na estória em que a personagem estava com febre, e dizia estar sentindo muito calor. Para mim, esta foi a prova, juntamente com a questão do Orkut, de que o autor não se dedicou ao livro tanto quanto deveria.

Estrutura Artística
Capa: Acho que nem é preciso comentar. O trabalho gráfico da capa é estonteante.
Título da Obra: Antes da leitura eu já tinha percebido qual era o “grande segredo” da protagonista pelo título do livro. Foi muito criativo da parte do autor, mas revela muito às pessoas observadoras.
Sinopse: Chamo esse tipo de sinopse de “estraga-prazeres”. Conta tudo o que irá acontecer no livro, eliminando completamente a curiosidade do leitor.
Diagramação: São 25 capítulos nomeados e 44 erros, o que considerei como uma falta de consideração da parte da Editora Dracaena, cuja revisão não foi satisfatória.

Estrutura Física
Capa: material comum, resistência média.
Páginas: amareladas, ou seja, refletem menos a luz.

Recomendações
Para maiores de 16 anos, pelo uso abusivo de drogas e álcool. Mas a maior dica mesmo é NÃO LER A SINOPSE.

Análise
Espaço:1,5
Habilidade do autor:1
Diversidade de ambientes:2
Tempo:1,5
Concordância com a época:1
Passagem do tempo:2
Personagens:1,7
Interação:1
Personalidades:2
Aparência e carisma:2
Enredo: 2
Originalidade:4
Narrativa:1
Intensidade da trama:1
Estrutura Artística:3,25
Capa: 5
Título da Obra:4
Sinopse:1
Diagramação:3
- Erros:1
- Fontes/Ilustrações: 5
Estrutura Física:4,5
Capa: 4
Páginas: 5
Minha Opinião:1
Nota Final:2,2