01/05/2013

[Resenha] Uma Questão de Confiança

Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades.
Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro.
O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.


Enredo

Callie é uma mãe solteira que tenta propiciar uma vida normal à sua filha Rae. Porém, é mais difícil e cansativo do que esperava. Além da hostilidade de seus novos vizinhos, que a excluem de seu círculo de amigos, ela também tem que conviver com a constante preocupação do coração de Rae subitamente parar.
Seu apoio e única amiga desde que se mudou para Londres tem sido Suzy, que aparenta ter uma vida perfeita com seu marido rico e três filhos. Entretanto, a amizade das duas e a segurança de sua filha são postos em risco quando a estranha Debs se muda para o bairro.
"Rae estava toda animada e correu para abraçar minhas pernas.
Eu também a abracei, mas as palavras 'tudo bem' ainda reverberavam na minha cabeça. Talvez fosse meu constrangimento ou a ressaca de meu almoço, mas internamente eu me sentia disposta a brigar para me defender [...]
Pobre criança. Se ela soubesse... eu é que sou impopular com as mães da escola por algum motivo que desisti de tentar entender.
"

Minha mãe devorou este livro em poucas horas e sua empolgação a recomendá-lo foi o único motivo pelo qual passei ele na frente de outros da fila. Mesmo não me identificando com as personagens e não tendo um interesse tão grande pela obra fui capturada pela narrativa ágil e cheia de mistério da autora. Os acontecimentos são bem desenvolvido e conectados, deixando o melhor para o final.

Espaço
A estória acontece no pacato Alexandra Park, um bairro do subúrbio de Londres. Os cenários são muito bem descritos.

Tempo
Ocorre no período de alguns meses. O tempo não é bem explicitado pela autora.

Personagens
Callie é mãe em tempo integral desde que sua pequena Rae nasceu com o coração fraco demais. Ela se sente desmotivada, excluída e presa a uma rotina na qual a melhor parte de seu dia é quando pode ver sua amiga Suzy. Sua única amiga.
Suzy parece ter uma vida perfeita com seu marido rico e seus três filhos. É educada, gentil e companheira com a solitária Callie. Pelo menos é o que parece, visto de fora...
Debs é a nova vizinha e chegou causando estranheza e medo. Paranoica com tudo e todos ao redor, ela guarda um grande segredo.
Os personagens são bem-elaborados e me surpreenderam por parecem tão reais, com  seus defeitos e erros que não revelam a ninguém, mas que pouco a pouco vamos descobrindo.


Estrutura Artística

Capa: lindo projeto gráfico.
Título da Obra: não achei muito apropriado. Imaginei se tratar de um daqueles drama em que choramos rios quando, na verdade, era um suspense..
Sinopse: muito bom o trabalho da editora.
Diagramação: não me lembro de ter encontrado erros.

Estrutura Física
Capa: material comum, resistência média, filipetas com biografia da autora e trecho do livro.
Páginas: amareladas, ou seja, refletem menos luz.

Recomendações
Mulheres adultas, mais próximas da faixa etária das personagens (30 a 40 anos), apreciarão mais a leitura do que adolescentes, como eu, que ainda não compreendem esse instinto materno de proteger seus filhos.,

Análise


Enredo: 5
Originalidade: 5
Narrativa: 5
Intensidade da trama: 5

Espaço: 4,5
Habilidade do autor: 5
Diversidade de ambientes: 4
Tempo: 4
Concordância com a época: 5
Passagem do tempo: 3
Personagens: 5
Interação:5
Personalidades: 5
Aparência e carisma: 5
Estrutura Artística: 4,5
Capa: 5
Título da Obra: 3
Sinopse: 5
Diagramação: 5
- Erros:5
- Fontes/Ilustrações: 5
Estrutura Física: 4,5
Capa: 4
Páginas: 5
Minha Opinião: 4
Nota Final: 4,5