03/12/2013

[Resenha] De Coração para Coração



Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade.
Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “;doadora de órgãos”;. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido.
Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.


Enredo

Kassey e Elowyn se tornaram melhores amigas no momento em que se conheceram. Desde então, elas compartilham tudo de sua vida uma com a outra, de garotos até jogos de vôlei. Porém, Elowyn guardou um segredo de Kassey: no seu aniversário de dezesseis anos, marcou em sua carteira de habilitação a opção "doadora de orgãos".
Arabeth nunca soube o que era viver de verdade. Sempre teve que conviver com seu coração problemático e com a dificuldade de fazer amigos e de brincar como uma criança normal de sua idade. A morte estava próxima quando em um fatídico dia chuvoso de fevereiro o destino uniu essas três vidas.
A narrativa de Lurlene McDaniel é envolvente e cativante. Não ficamos ansiosos apenas pelos fatos, mas também por entender o que cada personagem está sentindo. A gama de sentimentos é tão forte e real que temos o desejo de compreendê-los.

Personagens

Kassey está quase completando dezesseis anos e é uma garota normal do ensino médio. Gosta de sair, de fazer e amigos e - principalmente - de agradar os garotos. Forma a dupla dinâmica do time de vôlei do colégio, junto com sua melhor amiga Elowyn. Ela foi criada pela mãe quando o pai as abandonou quando tinha três anos, e sua figura paterna é Matt, pai de Elowyn.
Elowyn, a principio, me pareceu uma garota mimada. Porém com o passar do tempo sua generosidade se fez ser notada, embora tivesse um gênio dificil.
Arabeth é tímida a principio, mas é sincera e espontânea. Seu pai era do exército e morreu na guerra, nunca teve a oportunidade de ver sua filha melhorar ao receber o transplante.

Estrutura Artística

Capa: adorei a arte de capa, as cores, a fonte utilizada. Foi um ótimo trabalho da Editora Novo Conceito.
Título da Obra: a princípio não consegui adivinhar sobre o que se tratava o livro, mas é muito apropriado para o enredo.
Sinopse: muito bem bolada, de forma que causa curiosidade mas não entrega nada da estória.
Diagramação: três erros foram encontrados.

Estrutura Física

Capa: material comum, resistência média, filipetas com informações da obra e da autora.
Páginas: amareladas, refletem menos a luz.

Análise

Enredo: 5
Originalidade: 5
Narrativa: 5
Intensidade da trama: 5
Espaço: 5
Habilidade do autor: 5
Diversidade de ambientes: 5
Tempo: 5
Concordância com a época: 5
Passagem do tempo: 5
Personagens: 5
Interação: 5
Personalidades: 5
Aparência e carisma: 5
Estrutura Artística: 4,75
Capa: 5
Título da Obra: 5
Sinopse: 5
Diagramação: 4
- Erros: 3
- Fontes/Ilustrações: 5
Estrutura Física: 4,5
Capa: 4
Páginas: 5
Minha Opinião: 5
Nota Final: 4,8