10/01/2014

Steampunk - Ficção científica do século XIX produzida no século XXI

Steampunk é um subgênero da ficção científica que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. São obras ambientadas no passado no qual os avanços tecnológicos modernos ocorreram mais cedo, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor.
O gênero steampunk mostra uma realidade na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis absurdos, com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época. Com os autores convivendo quase no mesmo período, grande parte das tramas que abordam o steampunk ambientam-se na mesma época: a era vitoriana, período britânico de governo da Rainha Vitória, de 1837 a 1901.
Várias sociedades secretas e teorias conspiratórias são apresentadas, geralmente com algum acréscimo de fantasia.



Na Literatura

A literatura foi o primeiro meio de divulgação do estilo, incluindo grandes escritores como Julio Verne, o maior propagador do movimento. Entre suas obras, podemos citar Volta ao Mundo em 80 Dias20.000 Léguas Submarinas e Viagem ao Centro da Terra, cujas tecnologias avançadas demais para a época - trens velozes movidos a vapor, submarinos e potentes escavadeiras - proporcionam acesso a lugares extraordinários aos homens, como o fundo do oceano e o núcleo do planeta Terra.


Outros autores como H. G. Wells (de Guerra dos Mundos) e Mark Twain (de "Oliver Twist") também tiveram participação do estilo.
Mas não apenas de escritores mortos vive esse estilo. Podemos citar alguns livros atuais, como Sociedade dos Meninos Gênios, de Lev AC Rosen, publicado em janeiro de 2014 pela Editora Novo Conceito, e também As Invenções de Hugo Cabret, de Brian Selznick, publicado em 2007.

Nas Telonas

O estilo literário inspirou diversos filmes, tanto na narrativa quanto na temática. O cinema foi essencial para a popularização do do gênero, já que foi retratado em grandes sucessos de bilheteria. Um dos mais atuais, baseado no livro citado anteriormente, é As Invenções de Hugo Cabret.



Nos último anos também podemos citar os filmes Sucker Punch, 9 A Salvação, A Bússola de Ouro, O Grande Truque, Os Irmãos Grimm, Desventuras em Série, A Volta ao Mundo em 80 Dias, Van Hellsing, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e As Loucas Aventuras de James West.


Nos Games

Também os games foram inspirados pelo steampunk, produzindo cenários, personagens ou aramas com o visual característico do gênero. Entre os títulos, podemos citar a franquia Final Fantasy, que teve grande repercussão.


Pode-se citar também os grandes sucessos Alone in the Dark, The Elder Scrolls V: Skyrim, Ragnarok Online e a série World of Wrcraft.

Na Realidade

Por incrível que pareça, o steampunk não se limita ao mundo ficcional. O gênero tem fãs tão fieis que alguns estados do Brasil, como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, possuem conselhos organizados que promovem diversas atividades aos fãs. Nos encontros, há desde discussões sobre obras até a produção de artesanato com base no estilo, tudo isso devidamente caracterizados como integrantes desse universo.


E não pára por aí. Até alguns produtos bastante originais foram idealizados, como um pendrive dentro de uma caixa metálica que só se abre com a combinação certa, prometendo segurança total às informações contidas em seu interior.
Segundo o inventor, chamado apenas como Steampunker, o protótipo foi desenvolvido a pedido de uma companhia não identificada, porém detalhes da possibilidade da invenção um dia ser fabricada não foram divulgados.


Outro invento interessante é o Datamancer, um notebook com o visual steampunk. O computador tem como principal atrativo o fato de ser futurista, podendo rodas até os jogos mais pesados da atualidade, e antiquado, sendo uma ótima peça de decoração.
Para quem se interessou pelo produto, ele já está em pré-venda no site oficial por cerca de 5.500 dólares.


Conheci esse estilo há pouco tempo, quando finalizei a leitura de Sociedade dos Meninos Gênios, e achei tão interessante que tive que mostrar um pouco para vocês. E vocês, já conheciam o estilo? O que acharam da postagem? Para finalizar, deixo vocês com um tutorial de como fazer uma cartola no estilo steampunk.