24/09/2015

[Imaginação em Tela] O Guia do Mochileiro das Galáxias

Lançamento: 3 de junho de 2005
Duração: 1h49min
Direção: Garth Jennings
Gênero: Ficção Científica, Comédia, Aventura
Nacionalidade: EUA

Arthur Dent (Martin Freeman) é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, Arthur descobre que Ford Prefect (Mos Def), seu melhor amigo, é um extra-terrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está prestes a ser destruída para que se possa construir uma nova auto-estrada hiperespacial. Sem ter o que fazer para evitar a destruição de seu planeta, Arthur só tem uma saída: pegar carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.

Não entre em pânico. Mesmo que sua quinta-feira esteja sendo um desastre, pode ter a certeza de que a de Arthur Dent está pior: além de ter sua hora do chá interrompida por um tropa de tratores prontos para demolir sua casa, ele descobre que a existência do planeta Terra também está em contagem regressiva. Por sorte (ou não) seu melhor amigo, Ford Prefect, revela não ser exatamente quem Arthur pensasse que fosse: ao invés de um ator desempregado, talvez fosse um alienígena vindo dos arredores de Beltelgeuse. O que, por coincidência, salvou a vida de Arthur e o levou para dar uma voltinha pelo Universo de carona.
Prezando a linguagem irônica e críticas implícitas a temas polêmicos, o filme O Mochileiro das Galáxias faz tanto sentindo quanto a trilogia de cinco livros de Douglas Adams: nenhum. Mesmo que na adaptação cinematográfica muito do enredo tenha sido alterado, o longa continua sendo uma boa pedida para aqueles que não saem por aí sem suas toalhas. 


"42, eu sabia! Mas... qual era a pergunta mesmo?" Heimerdinger, campeão de League of Legends