16/05/2016

[Imaginação em Tela] Refúgio do Medo


Um jovem recém graduado na faculdade de medicina assume um cargo numa instituição mental e logo se vê apaixonado por uma de seus colegas - e tal distração não permite que ele perceba uma terrível mudança no corpo de funcionários.

Em uma certa madrugada sem nada melhor para fazer, Pedro e eu decidimos assistir a um filme. Fomos automaticamente para a seção de filmes de terror e encontramos Refúgio do Medo que, embora seja um suspense, chamou nossa atenção por ser baseado em um conto do aclamado Edgar Allan Poe: O Sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena (ainda bem que alteraram o título, não é mesmo?). 
Ainda não tive oportunidade de ler o conto, logo não sei quão fiel ao mesmo o filme é. Criei muitas expectativas em relação ao longa e elas não foram apenas atendidas, como superadas em muito!
Refúgio do Medo conta a história do dr. Edward Newgate, recém-formado em medicina pela Oxford, que vai para o Stonehearst Asylum para obter sua experiência clínica. Lá, ele é muito bem recebido pelo dr. Lamb - coordenador do manicômio - que parece ter uma técnica incomum para lidar com os internos: ao invés de conduzir experimentos desumanos, como era de costume na época, ele integra os doentes ao convívio da equipe médica. Logo, dr. Newgate perceberá que algo muito errado está acontecendo - mas o que será? Correndo sérios riscos, o jovem médico deverá agir com cautela para encaixar todas as peças desse quebra-cabeças.
Não sei o que foi mais fascinante para mim: o contexto psiquiátrico, que envolvia vários transtornos mentais hoje melhor estudados (havia inclusive um caso de "homossexualismo incurável", imaginem só), ou a trama que te deixa completamente desnorteado. O filme faz com que você foque toda a atenção em uma descoberta, que pensa ser algo óbvio, para que deixe passar detalhes que revelariam o verdadeiro mistério: "deixem que eles pensem que são astutos, acertando parte do que está por trás de tudo; eles ficarão tão ocupados em desvendar tal coisa, que nem sequer pensarão no que eu finalmente vou revelar".
Além disso tudo, as atuações são inacreditáveis: gostei principalmente de Ben Kingsley no papel de Silas Lamb e de Kate Beckinsale como Eliza Graves. Recomendo demais o filme!

Título Original: Stonehearst Asylum
Lançamento: 11 de junho de 2015
Duração: 1h 53 min
Direção: Brad Anderson
Gênero: Suspense
Nacionalidade: EUA
Avaliação: ★★★★★❤