15/07/2016

[Imaginação em Tela] Zootopia: Essa Cidade é o Bicho


Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

Predadores e presas há muito eliminaram seu "comportamento animalesco ancestral" e agora vivem em harmonia. Judy, a pequena coelha da fazenda, tem como maior sonho se tornar policial em Zootopia, a cidade em que você pode ser o que quiser. O resto do mundo, no entanto, não parece levar esse lema de forma tão literal quanto Judy: eles tentam fazê-la desistir de sua empreitada, zombam dela e duvidam de sua capacidade.
A surpresa deles é grande quando ela não se deixa desanimar e consegue o almejado cargo na polícia. No entanto, suas dificuldade não terminam aí: entre seus colegas, ela é subestimada mesmo que tenha se formado com as melhores notas. A coelhinha terá que se esforçar para mostrar o seu valor numa investigação sobre o desaparecimento de alguns mamíferos da cidade tendo como parceiro o malandro Nick - e o que ela descobrir pode instaurar o caos no tênue equilíbrio estabelecido entre as espécies.
Zootopia é uma animação para se assistir não apenas pelas risadas - que, por sinal, acontecem com frequência - mas também pelos temas profundos abordados de forma leve no seu desenrolar. O filme claramente busca conscientizar sobre o preconceito, como ele surge e as terríveis consequências que traz consigo. 
Outra questão que a animação aborda constantemente é a "tendência biológica". Será que os predadores estão confinados à sua posição de selvageria? Será que a moral social não é o suficiente para controlar os seus instintos?
O ponto mais positivo do longa é, com certeza, as reflexões que ele proporciona sobre nossa sociedade atual e sobre discussões que estão em alta, como o machismo, o racismo e todos os outros tipos de preconceito que permeiam o nosso dia-a-dia.

Título Original: Zootopia
Lançamento: 17 de março de 2016
Duração: 1h 48min
Direção: Byron Howard, Rich Moore
Gênero: Animação, Família, Comédia
Nacionalidade: EUA
Avaliação: ★★★★★