20/07/2016

[Resenha] De Volta Para O Futuro - Os Bastidores da Trilogia


O livro de Caseen Gaines é o documento mais completo sobre a trilogia De Volta Para o Futuro, além de ser uma verdadeira aula sobre cinema. Para conseguir reunir informações exclusivas, muitas daquelas que nem o mais apaixonado dos fãs conhecia direito, o autor levou vinte meses de pesquisa e conduziu mais de quinhentas horas de entrevistas com equipe técnica, elenco e fãs. O diretor Robert Zemeckis, o produtor e corroteirista, Bob Gale, o insubstituível Christopher Lloyd (Dr. Emmet Brown) e até mesmo Huey Lewis, autor de “Power of Love”, canção-tema do filme de estreia, relembram, com detalhes, como a saga ganhou vida. Críticos de cinema, documentaristas e fãs dedicados também ajudaram a enriquecer o conteúdo do livro.
Entre as muitas curiosidades desvendadas por Caseen Gaines estão os verdadeiros motivos que levaram Zemeckis a demitir Eric Stoltz (Máscaras do Destino, Pulp Fiction), o primeiro ator a interpretar McFly diante das câmeras e por que De Volta Para o Futuro quase se chamou O Homem de Plutão. Como Chuck Berry quase sabotou o solo de guitarra de Marty, ou ainda, por que a velocidade necessária para o DeLorean viajar no tempo é de 88 milhas por hora?

Marty McFly, um adolescente dos anos 80, acidentalmente retorna para os anos de 1955 numa máquina do tempo construída em um DeLorean pelo seu amigo cientista Doutor Emmett Brown. No passado, ele acaba despertando a paixão de sua mãe antes que ela tenha a oportunidade de ter um relacionamento com seu pai - o que coloca em risco sua existência. Marty e Doc Brown terão que servir de cupido para que seus pais se apaixonem, além de descobrir uma forma de enviar o adolescente de volta para o futuro.
Esse enredo já é velho conhecido de muitos. De Volta para o Futuro conquistou milhares de pessoas no mundo inteiro e foi passado - quase como um legado - de geração em geração. Porém, o que nem todos sabem, é o que está por trás do grande sucesso dos filmes: e é exatamente isto que Caseen Gaines trouxe para este livro.
"Os filmes, acreditavam eles, deveriam ser divertidos para o público em geral, em primeiro lugar; o benefício adicional viria quando uma pessoa refletisse sobre o que tinha acabado de assistir e percebesse que havia mais do que se pensava inicialmente."
Desde o surgimento da ideia original do roteiro de Robert Zemeckis e Bob Gale, as diversas recusas, o baixo orçamento para sua realização e os numerosos obstáculos enfrentados para chegar ao resultado final que todos conhecemos: Caseen Gaines reúne diversos detalhes sobre a história que conquista espectadores das mais diversas idades ainda hoje, 30 anos depois de sua estréia.
A compilação possui diversos recursos para tornar a leitura mais satisfatória: não apenas descobrimos curiosidades sobre a produção, também somos brindados com diversas imagens dos bastidores, pôsteres, rascunhos, fotografias e reproduções de cenas ao longo das páginas. As entrevistas com diversas personalidades envolvidas com o projeto são dispostas no texto de forma fluida, e faz com que o leitor se sinta até mesmo mais próximo daquela realidade. Muitas vezes essas informações podem se contradizer, mas o jornalista deixa isso bem claro nas primeiras páginas do livro: afinal, as memórias nem sempre são tão confiáveis e cada qual contou seu lado da história da forma como se lembrava.
"De volta para o futuro não foi apenas o filme que definiu aquela época, mas todas as épocas - um caso único para ser estudado sobre como desafiar as impossibilidades e provar, como Doc Brown fala no último filme, que a história de ninguém está escrita."
E não são só apenas as pérolas das gravações - como a troca de um ator que culminou na troca de uma atriz, um grave acidente e todo o processo de cenografia e figurino - que atraem os fãs para esta leitura. A obra também cumpriu bem o seu papel de relembrar as lições que os filmes passam de forma atemporal: acredite em si mesmo, tenha coragem para ser quem você deseja ser e nunca desista de seus sonhos.
"Então, aperte os cintos, porque se meus cálculos estiverem corretos, quando está belezinha chegar a 88 milhas por hora, você verá algo surpreendente"

Outros trechos interessantes:

"Ao longo dos trinta anos que se passaram desde o lançamento do primeiro filme, a trilogia continuou a capturar a imaginação de uma geração que, por sua vez, passou esses filmes para seus filhos como queridas heranças de família"
"Por mais populares que os filmes continuem sendo há três décadas, parece que a cada ano o culto de devotos torna-se um pouco mais amplo e o impacto cultural um pouco mais aparente"

Autor: Caseen Gaines
Editora: DarkSide Books
Lançamento: 2015
Páginas: 320
Avaliação:★★★★