06/12/2016

Hábitos (talvez um pouco estranhos) de leitura

De leitor e louco todo mundo tem um pouco, não é mesmo? Você pode até não achar, mas alguns dos seus hábitos de leitura podem ser bem peculiares para outras pessoas! Hoje vou contar para vocês algumas das minhas manias de leitora e espero que alguém se identifique para eu não me achar muito estranha! Acho que a última é a pior delas...

Cheirar o livro

É quase como um ritual. Um reconhecimento do território antes de avançar - como a gente faz com cachorro, deixando ele cheirar a gente pra não atacar, sabe? Não considero esse um hábito tão estranho porque conheço muita gente que faz o mesmo... Mas devemos admitir que pra quem tá de fora, não é nada normal ver uma pessoa com o nariz enfiado no livro.

Não ler sinopse

Eu gosto de ser surpreendida. Começar o livro sem ter ideia do que ele fala, qual a história que ele vai me contar. Já tive algumas experiências muito chatas da sinopse entregar o final e acho que foi assim que comecei com a mania de não ler nem o que tá escrito nas costas do livro nem nas orelhas. Às vezes leio resenhas, e essas são minha únicas exceções, mas presto muito mais atenção na opinião do que no resumo que a pessoa faz do enredo.

Marcador companheiro

Se tem uma coisa que eu sempre adorei foi fazer os meus próprios marcadores de página. E, vez ou outra, faço um que eu gosto tanto que ele vira meu companheiro de leituras. Já aconteceu, por exemplo, de eu esquecer meu queridinho na casa do meus pais: eu não li mais nenhuma página enquanto não consegui ir lá buscá-lo.

A louca da organização da estante

Por muito tempo, não tive uma estante para os meus livros. Inicialmente eles ficavam em caixas, depois empilhados em um canto - então quando eu consegui comprar duas com meu próprio dinheiro, foi uma grande conquista e felicidade sem tamanho. A grande questão sempre foi como eu organizaria meus livros: já foi pelos meus preferidos, por cor, por editora, por nome de autor, por sobrenome de autor, por editora e autor... E é sempre uma bagunça quando eu resolvo que o método atual não está me satisfazendo.

Don't touch my books!

Sou muito ciumenta com meus livros. Em um nível bem louco mesmo, de parar de conversar com uma prima porque ela mexeu neles quando eu não estava lá e sem pedir permissão. Tem muito a ver com o item anterior - sempre tiram meus livros da ordem - mas também porque tenho que saber se meus bebês estão em boas mãos. Eu prezo muito pela privacidade e não toco em coisas que não são minhas sem a permissão do dono, então quero que as pessoas façam o mesmo por mim: mantenham distância até eu dizer o contrário, por favor, obrigada.

Vale a pena ler de novo (?)

Essa é uma mania que me incomoda de verdade e que eu não consigo mudar. Eu não consigo retomar uma série do livro que eu parei, eu tenho que ler todos de novo! Por exemplo, eu adorava The House of Night e estava acompanhando os lançamentos... Só que, quando um novo livro saia, eu não podia simplesmente lê-lo e descobrir o que aconteceu, eu tinha que ler todos os livros anteriores. Não sei porque tenho esse hábito, de só conseguir ler a série com continuidade, mas é algo que me faz perder bastante tempo e me desanima muitas vezes! Prefiro esperar para comprar e ler todos os livros de uma vez, porque ninguém merece, viu...

Vocês se identificam com alguma dessas manias literárias? Tem algum outro hábito que pode ser estranho? Me conta nos comentários!