05/04/2017

7 livros mais surrados da minha coleção

Livros que foram lidos e relidos diversas vezes, obras que estão na coleção há muitos anos, edições antigas ou até mesmo aqueles que foram emprestados e não voltaram da mesma forma (um erro terrível). Quando um livro está surrado por falta de cuidado é triste... mas pode ser a coisa mais incrível quando eles carregam lembranças da vida e emanam aquela nostalgia boa. Hoje vou contar para vocês a histórias de alguns dos livros mais surrados da minha coleção - e que me trazem as melhores energias!


7. Crônicas do Mundo Emerso

Um tanto quanto sujinhos, mas eu juro que não foi minha culpa. Emprestei o primeiro e segundo volumes para um amigo meu que estava começando a se aventurar no mundo da leitura. Eu sabia que ele não teria muito cuidado, mas achei que era um sacrifício digno.

6. A Hospedeira


Eu li A Hospedeira pela primeira vez em pdf, lá na época onde eu só conseguia ler livros diferentes se baixasse pela internet. Lembro que era uma tradução terrível e não dava pra entender muitas coisas x.x algum tempo depois ganhei esse exemplar, e é claro que reli algumas vezes a história. Esse amassado aconteceu porque antes eu não tinha uma estante nem lugar apropriado para guardar minha coleção: eles ficavam empilhados em um cantinho qualquer. Numa das organizações (eu mexi nos livros toda semana para limpar) eu acabei colocando livros por cima de um jeito bem errado e dobrou a capa. Quando eu vi isso na semana seguinte, chorei muito! Acabei conseguindo deixar o estrago menos aparente, mas ainda lembro de quão triste foi quando vi que tinha machucado o livro rs


5. Os Sete

Os Sete é meu livro de vampiros preferido. Já li milhares de vezes e não me canso da obra do André Vianco - as marcas que ele tem são de tanto viajar por aí e pelas repetidas leituras.

4. Crônicas de Nárnia 

Lembro que, pouco depois de descobrir que eu amava ler, peguei As Crônicas de Nárnia emprestado da biblioteca da escola. Foi meu primeiro contato com a literatura fantástica - e foi aí que me apaixonei perdidamente. Um bom tempo depois, ganhei um exemplar de Natal dos meus pais - ainda era na época em que ele custava uns 90 golpinhos. Lembro de um dia que chegue da escola e meu irmão, ainda bem novo, estava brincando com o livro (absurdo!) e acabou rasgando uma página. Chorei muito e remendei com fita adesiva rs por mais que eu tenha dó dele estar surrado, não substituiria o exemplar por um novinho em folha.


3. Trilogia Fronteiras do Universo

Esses mocinhos passaram por maus bocados. Foi a primeira série que eu ganhei de presente dos meus pais, assim que o filme saiu em 2007. Lembro que fiquei fascinada pela história, levava todos os dias para a escola e ficava imaginando qual seria o meu daemon. Depois de muita persistência, fiz uma amiga minha ler. Nós brincávamos de "faz-de-conta" no universo do livro, fingindo que abríamos caminho pelo Pó até a dimensão da Lyra Belacqua, vivendo muitas aventuras no caminho. Época boa 💙

2. Ciclo da Herança

O Ciclo da Herança (que na época ainda era pra ser só uma trilogia) também foi um dos primeiros a entrar na minha coleção. Foi outra série que fiz minha amiga ler para brincarmos juntas - e eu aprendi todo o vocabulário élfico nas páginas finais dos livros, olha o tamanho do vício.

1. A Batalha do Apocalipse

Quando comprei A Batalha do Apocalipse eu já era mais cuidadosa com meus livros. Ele estaria em perfeito estado de conservação se não tivesse cometido o erro de emprestá-lo para um amigo: quis matar o sujeito quando ele me devolveu o livro nesse estado. Como se não bastasse ter surrado o livro, o cara ainda escreveu o nome dele de corretivo na folha de guarda do final da obra. Sorte a sua que eu te amo, Nunes.

Vocês tem algum livro que está surrado? Ele também traz lembranças boas? Me contem nos comentários!