16/04/2017

O Livro dos Espelhos | E. O. Chirovici

Às vezes, nem tudo é o que parece ser

Crime, suspense e psicologia: são os elementos que você vai encontrar na obra de E. O. Chirovici, publicada recentemente pela Editora Record. Décadas atrás, o renomado professor Wieder fora brutalmente assassinado - e a polícia não foi capaz de solucionar o mistério por trás do acontecido. O caso já estava esquecido quando Peter Kratz, um agente literário, recebe um manuscrito que carrega consigo a promessa de respostas - e de um best-seller que poderia mudar a sua carreira.
O texto traz a história de Richard Flynn que, à época do incidente, era um estudante de Princeton - mesma Universidade em que Wieder trabalhava como professor e pesquisador. Por meio de Laura Baines, sua colega de apartamento, Richard conhece o psicólogo e documenta, nas páginas enviadas ao agente literário, seu relacionamento com ele: e mais, leva a entender que conhece o autor e a motivação do crime.
Edição simplesmente incrível da Record!
No entanto, o arquivo enviado a Peter Kratz está incompleto - afinal, tratava-se apenas de um manuscrito inicial. A possibilidade de um contrato milionário faz com que o agente literário tente entrar em contato urgentemente com Flynn, que não responde aos seus chamados. Após muito esforço, Kratz descobre que aquele que carregava a chave para a solução do mistério morrera - e não havia sinal do resto do manuscrito em lugar algum. 
Sem querer perder a oportunidade de ouro que apareceu à sua frente, Peter contrata um velho amigo repórter investigativo para revirar o caso arquivado e tentar descobrir, por si próprio, o que não pôde ser descoberto à época - com a ajuda de importantes dicas reveladas pela parte do manuscrito à qual têm acesso. É a partir daí que o leitor vai se embrenhar por um labirinto de versões de uma mesma história que mostram que a memória é uma coisa traiçoeira... e o ser humano também. 

A sua verdade pode não corresponder aos fatos

Quando recebi o pacote enviado pelo Grupo Editorial Record abandonei na hora a minha leitura atual (que, por sinal, era It - A Coisa) porque não pude aguentar minha curiosidade: para quem faz psicologia, a premissa do livro é simplesmente tentadora demais - e talvez toda essa expectativa tenha sido a minha condenação. Mas calma: O Livro dos Espelhos é uma boa obra, se lido com moderação. 


"Tinha à minha frente um quebra-cabeça, mas nenhuma das peças se encaixava."

Particularmente, senti que o autor tinha inúmeras possibilidades para explorar os aspectos psicológicos que ele abordou no livro, especialmente referentes à manipulação de memórias e falsas lembranças, que tornariam a narrativa infinitamente mais rica e interessante. Contudo, E. O. Chirovici voou baixo e manteve uma visão bem superficial dessas questões - que acabaram, inclusive, por se tornar pontas soltas no enredo. 
Kit da editora: livro, marcadores, um flyer (?) e uma camisa com o título do livro espelhado (!)
O livro é dividido em três partes - Peter Kratz, John Keller e Roy Freeman - e a narrativa fica por conta de cada um deles em diferentes momentos da investigação. A participação de Peter Kratz é, de fato, muito pequena visto que ele apenas lê o manuscrito; mas o leitor tem a oportunidade de conhecer as motivações e consequências que o caso exerce sobre a vida do repórter investigativo e do delegado aposentado, o que permite um maior envolvimento com a trama.
Por outro lado, os personagens secundários - à exceção de Richard Flynn - são negligenciados: o que empobrece um pouco a narrativa pois, por não ter tanto contato com suas personalidades e histórias de vida, é impossível se conectar verdadeiramente a eles e fazer apostas quanto aos suspeitos. Alguns aparecem do nada, cumprem o seu papel no solucionamento do mistério e desaparecem.
A proposta do autor é inteligente, embora não tão bem-executada - além dos pontos que eu destaquei, também senti falta de um climax melhor elaborado: a alta de tensão é muito repentina e decai tão rápido quanto surgiu. Porém, com uma narrativa leve e envolvente, O Livro dos Espelhos ainda agrada como uma leitura despretensiosa.

"Dêem uma olhada nos noticiários, amigos."

Título: O Livro dos Espelhos | Autor: E. O. Chirovici | Editora: Record | Páginas: 322


Vocês já leram o livro? Se interessaram pela premissa? Me contem nos comentários!

Obra recebida como cortesia do Grupo Editorial Record. Isso não afeta a honestidade da minha opinião!