29/04/2017

Volta ao mundo em 196 livros

Há algum tempo, conheci um ambicioso projeto que, desde então, não saiu da minha mente: A Year of Reading the World, da escritora inglesa Ann Morgan. A ideia era ler um livro de cada país do mundo em um ano... e ela conseguiu! Foram 196 livros no ano de 2012, mesmo que muitas dificuldades tenham que ter sido superadas: o acesso às obras foi o principal obstáculo. Nem sempre os livros são traduzidos e divulgados pelo mundo, e ela contou com a ajuda de voluntários e até autores que lhe enviaram as obras traduzidas, mas ainda não publicadas.
Descobri também outro site com uma proposta parecida, o Reading the World. Ele é, ao mesmo tempo, mais ousado e mais plausível: a meta é ler livros de 270 países (porque algumas regiões maiores foram divididas), mas não prevê um prazo para acabar. Além do mais, eles seguem uma ordem determinada, como se estivéssemos fazendo uma viagem de fato, e não escolhendo países ao acaso.
Como vocês já devem ter imaginado, vou me aventurar nesse projeto. Vou misturar um pouquinho das duas propostas e fazer da forma que pareceu um pouco mais interessante para mim: não vou separar os países grandes em áreas menores, mas seguirei um roteiro de viagem. Preferi não estabelecer prazos ou regras, mas tentarei ler pelo menos um livro referente ao projeto por mês. Essa postagem vai ser constantemente atualizada para vocês acompanharem o meu progresso, então fiquem atentos!
Eu, obviamente, não vou contar com tanto apoio quanto a Ann Morgan então acredito que minhas dificuldades serão redobradas: os livros que eu não encontrar em mídia digital, terei que comprar e convenhamos que a pobreza universitária vai complicar esse processo.


  • BRAZIL: A Casa dos Budas Ditosos, João Ubaldo Ribeiro (1999)


Espero que vocês curtam acompanhar esse projeto e - para os mais corajosos - que embarquem nessa viagem comigo! Me contem nos comentários se vocês topam 😊