02/05/2017

7 melhores momentos de Severo Snape

Desde o lançamento do último livro de Harry Potter, os fãs da saga comemoram no dia 2 de maio o aniversário da Batalha de Hogwarts. A autora, J. K. Rowling, aproveita essa data para se desculpar pela morte de algum personagem: em 2017 foi a vez do mais controverso - e amado - professor do universo bruxo.

Ok, aqui está. Por favor, não comecem uma guerra por isso, mas esse ano eu gostaria de me desculpar por matar (sussura)... Snape. *corre para abrigo*

Para homenagear o professor de poções - e o ator Alan Rickman, que faleceu em janeiro de 2016 - decidi trazer aqui uma lista dos momentos mais marcantes de Severo Snape. Lembrando que, para quem não leu os livros e/ou viu os filmes, essa postagem estará cheia de spoilers.

7. Sr. Potter, nossa nova celebridade

A primeira impressão que Snape causa - no trio de amigos e nos espectadores/leitores - é a pior possível. Seu desprezo por Harry é tangível e ele não faz questão alguma de disfarçá-lo: logo na primeira aula de poções, Severo humilha o garoto pela sua falta de conhecimento. Dizem por aí, contudo, que os questionamentos de Snape carregam muito mais do que apenas rancor:
"Sr. Potter, nossa nova celebridade. Diga-me, o que eu obteria se adicionasse raiz de asfódelo em pó a uma infusão de losna?"
De acordo com o Victorian Flower Language (algo como "Linguagem das Flores Vitorianas", em tradução muito livre), "asfódelo" é um tipo de lírio - lily, em inglês, que é apelido para Lilian - e significa "meus arrependimentos seguem você até o túmulo". Já "losna" significa "ausência", e é um símbolo para amarga tristeza. Seguindo por esse raciocínio, Snape na verdade teria dito: "Eu lamento amargamente a morte de Lilian".
Outras pesquisas também associaram o asfódelo à uma forma antiga de cura para mordidas de cobra. Lilian se sacrificou para salvar Harry de Voldemort - um bruxo que era conhecido pela sua associação com serpentes. Além disso, a losna é relacionada com divindades lunares como Ártemis: o interessante é que a deusa grega da caça é associada a um cervo... Te lembra algo? O patrono de Lilian é uma corça.

6. Memórias não-autorizadas

Snape é tratado como vilão durante toda a saga, mas nossa visão sobre ele muda significativamente quando descobrimos mais sobre sua infância e juventude na escola de magia: mostra como ele era apaixonado por Lilian, o bullying que sofria vindo de Tiago e seus amigos... Faz com que todo o ressentimento que ele carrega faça um pouco mais de sentido.

5. Primeiro amor

É emocionante ver Severo antes de toda a sua amargura, se apaixonando pela primeira vez: um amor inocente e bobinho, que poderia ter levado a muito mais mas que acabou não sendo correspondido. Eles seguiram por caminhos diferentes mas, independente do tempo que se passou, o amor persistiu.

4. Sacrifícios pessoais pelo bem maior

"Snape era um personagem cinza. Você não pode fazê-lo de santo: ele era vingativo e opressor. E você não pode fazer dele um vilão: ele morreu para salvar o mundo bruxo." ─ J. K. Rowling
Por meio das lembranças de Severo, também descobrimos muito sobre suas motivações e seu papel como agente duplo: passou a fazer muito mais sentido a confiança cega de Dumbledore no professor de poções.

3. Depois de todo esse tempo?

Acho que nem preciso dizer nada sobre esse momento. "Always" emocionou tantos fãs que o que mais vemos por aí são tatuagens com essa inscrição, como reconhecimento do amor persistente de Snape.

2. Sempre

Na mesma cena, ainda temos a revelação de que o patrono que ajudou Harry a achar a espada de Gryffindor - e, consequentemente, ser capaz de destruir uma horcruxe e se reaproximar de Rony - pertencia a Severo. E mais: era uma prova de seu amor por Lilian... ela era sua memória feliz.

1. Você tem os olhos de sua mãe

Quando percebe que será perseguido pelo Lorde das Trevas, Snape decide reunir todas as suas memórias para que Harry consiga entender porque ele fez tudo o que fez - e, talvez, poder perdoá-lo. Severo morreu com dignidade e se retratou com todos aqueles que o odiaram por tanto tempo.

Quais outros momentos vocês incluiriam nessa lista? Me contem nos comentários!