29/10/2017

Um herói para ela | Lu Piras [+ sorteio]

Até onde você iria pelos seus sonhos?

O primeiro passo é o mais difícil - ele exige de nós coisas que nem sempre podemos oferecer. Confiança. Coragem. Bianca sabe muito bem disso: aspirante a roteirista, a jovem constrói uma carreira frustrante no direito, a profissão da família. Com um leve empurrãozinho de seus pais, no entanto, sua vida muda da água para o vinho em apenas uma carta... a aprovação para a New York Film Academy.
Por experiência própria, posso dizer que ir morar sozinha pela primeira vez não é nada fácil: o sonho de liberdade começa a parecer bem menos cor de rosa quando você percebe que agora tem que lidar com todos os problemas que antes aconteciam nos bastidores da família. Imagina então quando você está se mudando para um país sem conhecer absolutamente nada nem ninguém? Devo admitir que admiro a bravura da protagonista, porque me vejo hesitando terrivelmente na mesma situação.

"Bianca sabia que não podia ficar parada no cruzamento esperando ter um motivo que justificasse escolher uma certa direção, pois nunca saberia qual era a direção certa. Precisava embarcar, mesmo que o destino fosse incerto, mesmo que a decisão não fosse segura. As consequências, fossem quais fossem, a fariam avançar." (p. 123)


Aos poucos se adaptando à caótica Nova Iorque, o plano de Bianca era simples: dar o seu melhor nos estudos e provar que merecia continuar ali. Mas é claro que Mônica e Natalya - suas animadas colegas de quarto - não deixariam a garota passar todas as noites em uma das mais espetaculares cidades do mundo enfurnada no quarto escrevendo roteiros. Em uma das baladas nas quais compareceu quase arrastada, Bianca conhece o seu futuro "probleminha": durante o show de The Mascarades, uma banda cujos membros escondem seus rostos e identidades atrás de máscaras, o vocalista joga em seu colo uma rosa branca - e ele parece estranhamente familiar...

Não sei o que dizer, só sentir

Algumas vezes me perguntam se eu tenho mais dificuldade de resenhar meus livros favoritos ou aqueles que eu não gostei - minha resposta sempre tinha sido a primeira opção... até agora. Juro que vou tentar explicar os motivos que me levaram a não curtir a leitura de Um herói para ela (a começar pelo título - afinal, ninguém precisa de um salvador para ser feliz e sim de um companheiro), mas antes de tudo queria esclarecer que não estou, em momento algum, desfazendo da capacidade de escrita da Lu Piras: embora tenha me decepcionado no geral com esse meu primeiro contato com a autora, gostei muito da sua narrativa - é bem fluida, detalhada na medida certa e envolve o leitor... O meu problema foi com o enredo.

"Algo muito valioso estava em suas mãos. Confiança era uma coisa muito frágil, e podia se quebrar." (p. 177)


Olha, eu entendo que se tomem algumas liberdades poéticas em livros, filmes e afins - até porque se essas obras fossem refletir apenas a realidade nua e crua não teria tanta graça, não é mesmo? Mas... a forma como as coisas vão acontecendo no decorrer da trama me deixaram confusa. Simplesmente não faz sentido a forma como Bianca subitamente se torna alvo de atenções inesperadas sem fazer nada que justifique isso, e comigo não cola a desculpa dela simplesmente "ser especial". Alerta de spoiler, selecione o texto caso queira ler: sinceramente, por que um carinha podre de rico se interessaria por roubar o roteiro dela, sendo que em nenhum momento ela teve algum tipo de mérito reconhecido na Academia?! ALGUÉM ME EXPLICA.
Um herói para ela é um livro com potencial: os personagens têm uma ótima base para serem desenvolvidos (mas não são), a proposta - embora pouco original - tem seu charme mas... a autora cai em um acúmulo de informações que acabam não sendo realmente necessárias, os personagens secundários caem no papel de meros coadjuvantes e as situações apresentadas são impalpáveis. Esses fatores tornaram a obra intragável para mim: vale a pena dizer que vi inúmeras pessoas apaixonadas por esse livro - e que romance não é exatamente o meu gênero literário preferido. É sempre válido ter sua própria experiência, até para que você me conte se concorda ou não comigo!

Título: Um herói para ela | Autor: Lu Piras | Editora: Novo Conceito | Páginas: 336 | Skoob


Espero sinceramente que tenham se interessado por esse livro porque vai ter sorteio sim! Seguindo o esquema das resenhas sorteadas, nenhuma das opções é obrigatória - assim vocês ficam livres para decidir como querem participar, em quais redes querem seguir o blog e o quanto vão compartilhar (lembrando que cada compartilhamento é uma entrada, então mais chances de ganhar!).

a Rafflecopter giveaway


Algumas considerações: este sorteio vai ser finalizado daqui um mês, em 29 de novembro. O sorteado terá 3 dias para responder ao e-mail que eu enviar, caso contrário um novo sorteio será realizado! O prêmio vai ser enviado por mim em até 40 dias contando a partir do envio do endereço do ganhador. Qualquer questão que surgir será resolvida por mim (:
Boa sorte a todos!