Destaques

Newsletter

30/07/2018

Forest: a produtividade nunca foi tão verde

Já imaginou unir em um só aplicativo o incentivo ao foco e à produtividade com uma forma divertida de ajudar a salvar o planeta? Se você, como eu, adora sentir que cada minuto do seu dia foi muito bem gasto, obrigada, eu recomendo que você adote o Forest JÁ na sua vida! Disponível para Android, iOS e como extensão do Google Chrome, esse aplicativo simples e prático se tornou rapidamente um dos meus queridinhos ⎼ investi até mesmo na versão premium, que permite acesso a novas funcionalidades que fazem toda a diferença. Depois de testar por algum tempo, decidi vir contar para vocês um pouco sobre o Forest e, com sorte, convencê-los a amá-lo comigo ♡
Aplicativo para produtividade e foco
Original de Visualhunt

Primeiros passos: como funciona?

A premissa básica do aplicativo é que o usuário plante uma semente sempre que ele quiser focar em alguma atividade com exclusividade ⎼ seja trabalho, estudos ou um café com amigos. O tempo que você estabelece para aquela tarefa vai determinar quão frondosa sua árvore irá crescer... a questão é que, se você usa o seu celular para qualquer outro aplicativo que não o próprio Forest sua plantinha morre! Dessa forma parece um pouco bobo, não é? Mas além do incentivo visual de ver sua floresta mais densa a cada dia, o aplicativo também conta com uma base teórica forte: me refiro à Técnica Pomodoro, um método de gerenciamento de tempo e produtividade desenvolvido por um moço chamado Francesco Cirillo lá pros anos 1980.
Parece um pouco estranho, mas ele desenvolveu essa estratégia quando percebeu que o cronômetro em forma de tomate da cozinha dele poderia ser útil em seu trabalho. Depois de inúmeros testes e ajustes, ele descobriu que o esquema que funcionava melhor para a maioria das pessoas eram sessões de vinte e cinco minutos de concentração em uma única tarefa, sem que fossem permitidas interrupções ou interferências externas, separadas por pausas curtos de cinco minutos. Mas, como todo mundo precisa de um tempo para alongar as pernas e esfriar a cabeça, Francesco também definiu que a cada quatro sessões de foco deveria ser feito uma descanso de aproximadamente trinta minutos.
O Forest não se prende a esses tempos: você pode definir como funciona melhor para você a distribuição de tempo entre produtividade e descanso ⎼ mas é sempre importante ter em mente que a constância é que cria o hábito (e que quando o sangue esfria demais é sempre difícil de voltar à ativa).

Quais as vantagens de usar o Forest?

Quando conheci a Técnica Pomodoro e decidi aplicá-la na minha vida, procurei diversos aplicativos que poderiam me auxiliar nessa prática. O Forest se destacou entre todos os que passaram pelo meu celular por alguns motivos muito simples:
  • Interface agradável. Devo admitir que o visual bonito e fofinho foi o que me deixou mais encantada a princípio: além da espécie inicial, o usuário também pode gastar as moedas virtuais (que você adquire a cada árvore plantada com sucesso) com diversos visuais diferentes e engraçados para a sua floresta pessoal ⎼ tem até árvore em forma de gatinho!
  • Motivação voltada para um objetivo concreto de curto prazo. Às vezes é difícil se manter motivado quando a recompensa parece estar longe demais. Por exemplo: ao invés de descansar e curtir minhas merecidas férias, resolvi me dedicar aos estudos para um concurso ⎼ mas era inevitável que o estresse e o desânimo viessem à toda quando eu pensava que talvez tudo aquilo fosse um esforço inútil. Tentar me concentrar em juntar moedas para plantar uma árvore de verdade (ainda vou falar sobre isso, calma) fez com que estudar se tornasse muito mais divertido e incentivador.
  • Poucas propagandas. O aplicativo mostra ao usuário apenas uma propagando após cada sessão realizada, embora também exista a opção de assistir anúncios voluntariamente para dobrar o número de moedas adquiridas. Esse é um ponto positivo porque muita informação nesse momento poderia acabar com o foco que construímos com tanta dificuldade.
  • Requer relativamente pouco espaço de armazenamento. Talvez isso não faça muita diferença para vocês, mas meu celular tem uma memória absurdamente pequena ⎼ então preciso ser bem seletiva em relação aos aplicativos que mantenho instalados.

E as desvantagens, quais são?

Eu sou suspeita para falar, visto que esse é atualmente meu aplicativo preferido. MAS se eu tivesse que definir algo para classificar de defeito seria o fato de que a) ele não me é útil quando preciso trabalhar em algo utilizando do próprio celular, o que acontece frequentemente; e b) os preços das novas espécies de árvores/arbustos e músicas ambientes são altos ⎼ acaba levando muitas sessões bem sucedidas para conseguir comprar, com a moeda virtual que você ganha no próprio aplicativo, alguma personalização bacana. Claro, sempre existe a opção de gastar $ para comprar mais moedas... mas, sinceramente, alguém faz isso mesmo?

O que a versão premium adiciona? 

Todo conceito do aplicativo é muito interessante, mas as coisas ficam realmente fascinantes quando se descobre que o Forest, em parceria com uma organização chamada Trees for The Future (Árvores para o Futuro, em tradução livre), investem em reflorestamento e revitalização de áreas que foram extremamente exploradas, melhorando a vida de milhares de famílias por meio da melhora do ecossistema e da geração de empregos. Bonito, né? Porém, é preciso lembrar que o projeto precisa de financiamento ⎼ por isso, apenas os usuários premium podem gastar suas moedas virtuais no plantio de uma árvore de verdade. Além dessa funcionalidade central, o aplicativo também passa a oferecer a possibilidade de criar uma conta, para que seu progresso seja sempre salvo na nuvem, a partir da qual você pode adicionar amigos, plantar em conjunto com eles (mas olha, se qualquer um de vocês mexer no celular na hora errada, todo mundo perde!) e ganhar recompensas conforme desbloqueia uma série de conquistas! Mas calma, respira: você só precisaria desembolsar R$5,99 para ter acesso a todo o potencial do aplicativo ⎼ para mim, valeu a pena cada centavo.

É sempre importante lembrar, contudo, que apenas instalar/comprar o aplicativo não fará milagres em sua vida: produtividade, como quase tudo nessa vida, se trata de criar um hábito ⎼ e, para isso, você deverá se esforçar diariamente para cumprir metas estabelecidas.

Ufa! Ainda estão aí? Vocês usam algum tipo de aplicativo ou técnica para melhorar a produtividade? Gostariam que eu testasse e trouxesse outras alternativas para vocês? Me contem nos comentários! 

VOA, LIBELINHA
VOA 🙘

Comentários via Facebook

@literalize.se

© Literalize-se – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in