Destaques

Newsletter

22/01/2019

Jambô Editora: RPG, literatura fantástica e quadrinhos

Isso sim foi um crítico positivo! Há alguns dias, descobri que o Literalize-se foi selecionado para ser parceiro oficial da Jambô Editora em 2019 ⎼ admito que fui pega completamente de surpresa e demorei um pouco para sequer acreditar nessa rolagem de dados. Decidi fazer algo diferente do que vinha fazendo e apresentar para vocês um pouco da história e proposta da editora: assim, vocês já podem ter uma ideia de parte do conteúdo que será produzido por aqui no decorrer do ano!
A Joia da Alma, de Karen Soarele (Jambô Editora)
A Joia da Alma, de Karen Soarele | Imagem: Jambô Editora
Se você curte RPG, literatura fantástica e quadrinhos provavelmente já ouviu (ou deveria ter ouvido) falar da Jambô. Embora a história dessa galera tenha começado lá na década de 90, com uma lojinha que vendia os mais diversos materiais e produtos do mundo nerd, a editora em si foi fundada só em 2002 ⎼ trazendo ainda mais conteúdos de qualidade para o cenário nacional. De acordo com a equipe da Jambô, os primórdios da editora foram dedicados a publicar versões brasileiras de RPGs gringos... e só dois anos depois começaram a investir em material nacional, como os livros de Tormenta. Em 2015, com o crescimento da Jambô como marca editorial, os negócios foram separados ⎼ e assim nasceu a Nerdz, loja oficial da editora, mas que também trabalha com produtos de outras empresas. Atualmente, além de livros, a Jambô também produz vários outros produtos do universo nerd: desde acessórios de jogo (miniaturas! conjuntos de dados!) até artefatos (adesivos! marcadores de página! descanso de copo!), além de peças de decoração e vestuário. SIM, EU ESTOU APAIXONADA! E, muito provavelmente, falida.
Guia de Personagens dos Reino de Ferro | Imagem: Jambô Editora
MAS, vamos aos poucos. Antes de pirar nas miniaturas (tarde demais), vale a pena dar uma conferida nos principais produtos da Jambô Editora atualmente:
  • Dragão Brasil. Originalmente lançada em 1994, a DB apresentou o RPG para toda uma geração (e eu nem tinha nascido ainda!). Depois de alguns anos fora do mercado, ela voltou em 2016 com um novo formato, nova linha editorial e todos os antigos editores ⎼ além do bom e e velho RPG, agora também aborda temas da cultura nerd em geral, com resenhas das obras do gênero em diferentes mídias, além de te um espaço reservado para contos. Tudo isso mantido por um grande financiamento coletivo contínuo que você pode conhecer melhor no APOIA.se!
  • Tormenta. Um pequeno desabafo: a única vez que eu tentei jogar no cenário do Tormenta a mesa não foi pra frente. Aceito convites. Mas enfim, o cenário surgiu em 1999 nas páginas da própria Dragão Brasil ⎼ e, desde então, é o maior universo de fantasia nacional! Massa demais.
  • Livros-jogos Fighting Fantasy. Uma mistura de romance com RPG em que o leitor toma o papel do herói da história, publicados originalmente em 1990. Eu não consigo nem imaginar quão incrível isso deve ser!
  • Quadrinhos da Valiant. Um universo premiado de super-heróis focado em histórias "coesas e maduras" (palavras de quem entende!) traduzidas em alta qualidade para o Brasil pela Jambô. Nunca tive muito contato com quadrinhos mas bem... parece uma ótima chance para começar, não é?

Ataque a Khalifor, de Guilherme del Svaldi | Imagem: Jambô Editora
Eu fui conhecer (e me apaixonar) pelo RPG só no ano passado ⎼ mas o meu amor pela literatura fantástica remonta aos primórdios da minha experiência como leitora. Ser selecionada pela Jambô Editora foi... especial. Lembro que eu estava no meio de uma sessão quando recebi o e-mail: no meio de uma luta, veja bem, que eu interrompi para me emocionar. Não é a primeira vez que o Literalize-se firma uma parceria com editora (inclusive, agradeço muito a todas que acreditam no meu trabalho). Mas ser parceira da Jambô é um grande incentivo para continuar investindo no que eu amo ao mesmo tempo em que divulgo um trabalho em que eu, verdadeiramente, acredito!

Ufa! Ainda estão por aí? O que vocês acharam dos produtos da editora? O que querem ver por aqui relacionado à esse universo? Me contem nos comentários!
Não deixem de seguir o Literalize-se nas redes sociais para mais conteúdo: Instagram | Facebook | Twitter

VOA, LIBELINHA
VOA! 🙘


Comentários via Facebook

@literalize.se

© Literalize-se – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in