Destaques

Newsletter

08/03/2019

Undertale: este jogo te enche de DETERMINAÇÃO

Existem diversas maneiras de resolver um conflito: o diálogo costuma ser a melhor delas (embora nada de fato te impeça de cair na porrada). A forma como você encara o mundo, e as escolhas que toma a partir disso, podem mudar toda a sua história ⎼ e, nem sempre, voltar atrás apaga as consequências do que foi feito e dito. Undertale é um jogo que não apenas se baseia nessa premissa, mas debocha do arrependimento de seus jogadores, levando ao extremo o conceito de ação-reação.
Undertale

Há muito tempo, uma guerra entre dois povos muito diferentes aconteceu: de um lado, os intolerantes humanos e, de outro, os "temíveis" monstros. O resultado do confronto acarretou na condenação dos monstros a uma eternidade de reclusão no subterrâneo, isolados da superfície por uma barreira mágica conjurada pelos melhores feiticeiros humanos. Tal demonstração de poder, porém, não impediu que os humanos se esquecessem daqueles que aprisionaram ⎼ eles sequer cogitariam a existência deste mundo oculto, não fosse o pequeno acidente no topo do Monte Ebott: uma criança humana, inocentemente ou não despenca em uma profunda fissura enquanto explorava as florestas na montanha.
Tendo a queda sido amortecida por uma pilha de belas flores amarelas, a criança encontra ao seu redor um mundo completamente diferente de tudo o que já viu: a escuridão torna os longos corredores de certa forma depressivos e ameaçadores, mas a luz está muito distante para que ela possa alcançá-la sozinha. Ela decide buscar ajuda e, aos poucos, descobre que as ruínas são habitadas por criaturas que ⎼ por ignorância ou pura benevolência, nunca saberemos ⎼ parecem estranhamente amigáveis, embora digam que todos os humanos devem ser caçados e entregues ao rei em prol da conquista de sua tão esperada liberdade da prisão cavernosa. As escolhas da criança estão nas suas mãos, jogador, e as consequências podem se alterar a cada passo: afinal, você tomará os monstros por aliados... ou inimigos?
Undertale
Lançado em setembro de 2015, Undertale foi produzido independentemente por Toby Fox ⎼ quem também compôs e gravou todas as músicas do jogo. Mundialmente aclamado na época de seu lançamento, a obra conta com um sistema de combate ao mesmo tempo clássico e inovador: o jogo utiliza-se da mecânica bullet hell, que consiste em uma torrente de ataques (com características e padrões específicos de cada criatura) dos quais o personagem deve desviar-se para evitar sofrer danos. A novidade, porém, é que o jogador tem a escolha de recusar envolver-se em qualquer conflito, dialogando com os monstros e convencendo-os de que é inofensivo. Engajar em combate ou evitá-los muda completamente sua experiência de jogo, podendo alterar sua "reputação" naquele mundo o que acarreta finais completamente diferentes entre si.
As diversas possibilidades de ações faz com que Undertale garanta diversão por mais do que apenas o tempo de sua primeira conclusão: o jogo, que usa e abusa da metalinguagem e de um humor bobo e cheio de trocadilhos, pode rapidamente adquirir tons de um clima mortífero e completamente hostil a depender de suas péssimas decisões. A aparência do jogo, simples e minimalista que remete a antigos jogos de 16-bit, pode facilmente enganar com a ilusão de uma história superficial: a trama é surpreendentemente intrincada e o fato de que diferentes informações são obtidas em cada caminho traçado torna difícil montar o quebra-cabeças ⎼ as mais diversas teorias são discutidas, mas a resposta não parece estar mais próxima no horizonte.
Undertale
Ainda não entendeu como as consequências de seus atos podem ser usados contra você? Essa é uma parte importante, eu diria. Suponhamos que você complete o jogo pela primeira vez (parabéns!) mas não ficou satisfeito com o resultado... é de se esperar que começar novamente te dê uma nova chance, certo? Bem, não é exatamente assim. Os personagens podem reconhecê-lo (de uma realidade paralela, talvez?) e gerar situações constrangedoras ou extremamente dolorosas. Ah, vale dizer que fechar o jogo antes de salvar e tentar agir de outra forma pode também não funcionar da forma como você esperava...
Undertale é um jogo que surpreende em tudo a que ele se propõe, cativando corações com suas mensagens sobre amizade, aceitação do diverso e, mais importante que tudo, sobre determinação ⎼ acredite, você pode precisar. A profundidade dos personagens faz com que eles conquistem o jogador que, certamente, se sentirá um ser desprezível por ferir qualquer um dos monstros do subterrâneo (ou, pelo menos, deveria). É uma obra indiespensável para quem gosta de boas histórias que emocionam.
Undertale

Ufa! Ainda estão por aí? Já jogaram Undertale ou outro jogo nesse estilo? Se não, têm vontade? Me contar nos comentários te enche de DETERMINAÇÃO.
(piada interna)
Não deixem de seguir o Literalize-se nas redes sociais para mais conteúdo: Instagram | Facebook | Twitter

VOA, LIBELINHA
VOA! 🙘


Comentários via Facebook

@literalize.se

© Literalize-se – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in