

Nos outros lugares do pódio, mas não menos amados, constam Silja Sol, Trobar de Morte, Billie Eilish e Ouse. Devo admitir que fiquei surpresa com a presença do islandês em quinto lugar e com a ausência da banda norueguesa Wardruna, que definitivamente merecia um lugar nessa lista. Para demonstrar que cada um deles tem um lugar especial no meu coração, vou contar um pouco como os conheci e recomendar álbuns para quem se interessar:
- Silja Sol
tambémé norueguesa, amiga de longa data de Aurora Aksnes e backing vocal da banda ⎼ já dá pra ter uma ideia de como a conheci, não é mesmo? Mas sua música tem mérito além do fato de ser próxima da minha artista favorita: acho a voz dela angelical e o idioma é simplesmente bonito demais, mesmo que eu não entenda absolutamente nada. Recomendo que ouçam a música Ni liv, que foi a primeira com a qual eu tive contato em um stories em que Aurora e ela cantavam a faixa com fofíssimos miados. - Conheci Trobar de Morte por meio de recomendações do Spotify de artistas parecidos com Wardruna. Não sei muito sobre a banda e só escrevendo essa postagem descobri que são espanhóis. O ponto é que eles fazem música folk, estilo que eu descobri gostar MUITO ao longo desse ano. É minha trilha sonora preferida para estudos em bruxaria (com materiais indicados pela Luana Souza, do Memorialices ⎼ obrigada!) e o meu álbum preferido é o Ouroboros.
- Vocês vão acreditar se eu disser que não conheci a Billie Eilish por ser a sensação mundial, mas por conta de uma entrevista em que ela falou sobre como AURORA a influenciou? É a mais pura verdade. A princípio, não gostei muito do álbum da estadunidense, mas aos poucos ele me conquistou horrores. Minha música preferida, atualmente, é everything i wanted.
- Eu não sei muito bem o que dizer de Ouse, porque veja bem, o álbum que me foi recomendado foi realmente o único que eu gostei. As outras músicas não me agradaram, por isso o choque de perceber que ouvi Loners Diary tão repetitivamente ⎼ mas, bem, é um bom álbum, se puderem dêem uma chance.
- Menção honrosa: gostaria apenas de exaltar a obra de arte que é a apresentação que Wardruna e AURORA fizeram em colaboração da música Helvegen. ASSISTAM, nunca pedi nada.
Eu comecei a usar o Spotify bem no final de 2015, decidindo por assinar o Premium em 2017, quando meu uso do aplicativo aumentou substancialmente. 2019 foi realmente um ano de muita música para mim, provavelmente porque passei a fazer uso do transporte público com mais frequência para ir e voltar do estágio ⎼ para a faculdade eu sempre fui a pé, e levava bem menos tempo do que a uma hora diária em ônibus lotado. Por curiosidade, fiz as contas: 40.449 minutos são 674 horas e 15 minutos: ou seja, pouco menos de um terço desse tempo foi ouvindo AURORA! É isso mesmo, produção?!
Como estamos finalizando uma década, o Spotify cavou bem no fundo do baú e me fez ter um ataque de nostalgia com memórias da trilha sonora dos anos que se foram. Em 2015, eu estava apaixonada com o novo lançamento da Demi Lovato ⎼ artista que eu nunca cheguei a acompanhar, só conhecia por ouvir falar. A música Cool for the Summer, assim como todo o álbum Confident, me deram muita energia nos momentos mais tensos de 2015 quando comecei a cursar Psicologia na UFMG: é meio curioso dizer isso, mas foram músicas que me deixaram confortável em assumir a minha bissexualidade para os novos amigos que eu conheci. Em 2016 eu me dediquei a Rihanna (quem não, com o lançamento de Work?) e Lady Gaga (lembro que eu ouvia Joanne como se não houvesse amanhã). Já 2017 foi um ano de muitas mudanças e muitas loucuras na minha vida, o que combina com o meu vício irrefreável no primeiro álbum de Melanie Martinez, Cry Baby: rolou até uma série de postagens analisando letras e clipes para teorizar acerca do enredo que guiava a produção. Claro que, após a denúncia de assédio sexual, parei de consumir qualquer conteúdo relacionado à artista até que ela se prove inocente. Sobre 2018 vou me abster de comentários, afinal... acho que já deu pra perceber que sou um tanto quanto fã dessa garota.
Ufa! Ainda estão por aí? Juro que não esperava que essa postagem acabasse tão longa. Você também ficam empolgados com as retrospectivas do Spotify? Como foram a de vocês? Me contem nos comentários!
Não deixem de seguir o Literalize-se nas redes sociais para mais conteúdo: Instagram | Facebook | Twitter
VOA, LIBELINHA
VOA! 🙘