Destaques

Newsletter

29/01/2021

Além da diversão: livros de colorir para crianças e adultos

Eu sempre gostei de colorir. Nem tanto de desenhar, admito – acho um pouco frustrante não conseguir passar para o papel algo que parece tão claro na minha imaginação. Lembro até hoje do dia em que ganhei do primeiro amor da minha vida uma caixa com 48 lápis de cor da Faber Castell e, finalmente, aposentei os tocos de lápis desgastados que usei por anos a fio. Foi um presente inesquecível, mais pelo apoio ao meu desejo de fazer arte do que pelo valor material do era meu maior sonho de consumo na época. Se você estiver lendo isso: obrigada!
Foto: Takeshi Kawai

Quando o fenômeno dos livros de colorir para adultos estourou no mercado editorial, em meados de 2015, senti como se tivesse encontrado a solução perfeita para meus problemas artísticos: eu finalmente poderia brincar com as cores sem gastar intermináveis horas me preocupando com os traços em si. Embora esse tipo de material tenha sido apenas recentemente voltado para o público adulto, os livros para colorir infantis existem há muito mais tempo – e foram, inclusive, os responsáveis pelo meu consumo desenfreado de lápis vermelhos: quando criança, eu não conseguia conceber a existência de flores de outra cor.

Mas você sabia que, além de ser uma ótima maneira de incentivar a criatividade (e de passar tempo durante a pandemia fora do ambiente digital), livros de colorir tem inúmeros benefícios tanto para crianças quanto para adultos?

Benefícios dos livros de colorir para crianças

  • Incentiva o desenvolvimento motor, principalmente dos movimentos finos de mãos e dedos – o que garante mais autocontrole para a manipulação de pequenos objetos.
  • Melhora a concentração e a coordenação dos olhos, o que será muito útil em outras etapas do desenvolvimento infantil, como a alfabetização.
  • Trabalha a noção espacial a partir dos limites dos desenhos, o que ajuda as crianças a valorizarem estruturas e métodos durante o aprendizado.

Benefícios dos livros de colorir para adultos

  • Lidar com o estresse do dia-a-dia, desacelerando nem que por alguns minutos o ritmo intenso de produtividade.
  • Canalizar e expressar emoções por meio do uso de cores ou técnicas de coloração específicas – pode anotar: o resultado final é muito diferente a depender do seu estado de humor no momento e observar isso pode ajudar até mesmo no seu autoconhecimento
  • Distração em momentos difíceis, sejam eles de tristeza ou de ansiedade, devido ao foco em uma atividade com potencial meditativo. Vale lembrar que, embora a atividade tenha efeitos terapêuticos, não quer dizer que substitua a ajuda de profissionais da saúde em caso de sofrimentos mentais.
Não foi o suficiente para te convencer a dar uma chance para os livros de colorir? Então senta que eu tenho mais motivos. Além da diversão, esses materiais são usados com fins educativos desde 1980: ao estimular o foco, a disciplina, a atenção e a concentração, os livros de colorir ajudam a memorizar e compreender temas complexos – como anatomia ou a conscientização ambiental!

Ufa! Ainda estão por aí? Vocês têm ou já tiveram algum livro de colorir? Se não, gostariam de ter algum dia? Se sim, me indiquem os melhores nos comentários!
Não deixe de seguir o Literalize-se nas redes sociais para mais conteúdo: Instagram | Facebook | Twitter
O Literalize-se é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através do link, o blog ganha uma pequena comissão, sem que você pague nada a mais por isso, o que ajuda a manter o site no ar, além de apoiar e valorizar o meu trabalho!
VOA, LIBELINHA 
VOA! 🙘

Comentários via Facebook

@literalize.se

© Literalize-se – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in