Destaques

35 coisas em 365 dias

Não sei se vocês também são assim, mas eu sempre quis realizar um milhão de coisas na vida. As metas parecem nunca ter fim: assim que uma é alcançada outra entra em seu lugar e assim por diante. Listas sempre me ajudaram a visualizar as coisas que realmente me importam, para que eu não perca o foco no meio de tantas outras que pedem desesperadamente pela minha atenção ⎼ o único problema é quando eu esqueço da existência dessa lista, aí sim as coisas fogem ao controle, haha. No post de projetos para 2019 eu expliquei um pouco da minha dificuldade com metas de longo prazo ⎼ por isso, decidi por adaptar o projeto 101 coisas em 1001 dias, criado por Michael Green, para algo mais palpável em curto prazo. Separei os objetivos por tópicos, vamos conferir?

Legenda: em andamento | concluída

Na vida pessoal...

Metas

1. Ler 50 livros (29/50): vocês podem conferir o andamento da meta na página de leituras de 2019.
2. Colecionar libélulas (0/7): quem acompanha o blog há algum tempo sabe o quanto sou fascinada por esse inseto... sempre parece ter um por perto quando minha vida está presentes a mudar drasticamente. Quero coletar e emoldurar as que eu achar mortas por aí.
3. Consertar coisinhas do meu quarto: eu mudei há alguns meses para um apartamento que divido com amigos e meu quarto tem alguns defeitos pequenos mas bem chatinhos, como a porta que não fecha e as portas do guarda-roupas que fazem um barulho insuportavelmente alto. Fiquei de consertar essas coisas, mas sabe como é...
4. Vender ou doar as roupas que não uso mais: já desfiz de grande parte das roupas que não faziam mais do que ocupar espaço, mas algumas peças ainda não tiveram destino.
5. Desapegar dos livros que não quero: como decidi tirar os livros que não quero mais da minha estante, acabo esquecendo da existência deles... Estou pensando em "esquecer" alguns deles por aí com alguma cartinha especial, acho essa iniciativa muito linda.

Criatividade

6. Tirar um tempo para desenhar (0/12): na minha adolescência, minha atividade preferida depois da leitura era desenhar. Com a faculdade, o tempo ficou escasso e parei... Mas quero retomar, especialmente no campo do realismo.
7. Procurar dicas de canto: sempre tive vergonha de cantar, mas tenho percebido que gosto muito quando me sinto a vontade para soltar a voz. Quero aprender um pouco mais, para tentar superar essa barreira.
8. Aprender a bordar nos bastidores: um tempo atrás me encantei com bordados, ganhei de presente da sogra um monte de materiais... e não fiz nada. 2019 é o momento para mudar isso.
9. Treinar pintura com aquarela e giz pastel: na minha época de desenhos, eu usava muito lápis de cor. Até já tentei me arriscar na aquarela mas não tive lá muita paciência... quero dar outra chance para esses materiais diferentes do que estou acostumada.
10. Decorar o meu quarto: desde que me mudei, fiz mil plano de decorar o quarto com luzinhas e com origamis de libélula. Preciso nem dizer que não saiu do papel, né?

Aprendizado

11. Testar uma nova receita todo mês (0/12): há um pouco mais de um ano me tornei vegetariana, embora ainda tenha alguns problemas com minha família a respeito dessa decisão... eles não aceitam e eu acabo comendo carne quando estou na casa dos meus pais, para evitar discussão. Enfim, desde então tenho tentado descobrir receitas gostosas para fazer em casa, aceito sugestões!
12. Praticar ioga: eu sinceramente não tenho tido muita paciência para fazer exercícios, embora eu caminhe meia hora quase todos os dias para ir à faculdade. Além do mais, não posso fazer muito barulho por morar gente no andar debaixo ⎼ talvez ioga ajuda a me manter em movimento ao mesmo tempo em que acalma um pouco a minha ansiedade.
13. Procurar tutoriais de maquiagem básica: na reta final da faculdade, fazendo estágios e começando a investir na minha vida profissional tenho sentido a necessidade de me arrumar um pouco mais para os meus compromissos. Quero aprender a fazer uma maquiagem bem básica, bem dia-a-dia, mais em questão de pele mesmo, porque nunca gostei de usar muitos produtos.

Cuidados

14. Seguir o calendário de cuidados comigo mesma: tenho pesquisado uma série de receitas naturais para esfoliação, hidratação (tanto da pele quanto do cabelo) e outras coisinhas. Cuidar de mim é uma das melhores sensações de amor próprio que já experimentei!
15. Ir ao oftalmologista e fazer óculos novo: as duas coisas estão juntas porque não adianta pegar a receita e não comprar o óculos com o grau certo, não é mesmo? Eu tenho miopia, mas meu primeiro óculos foi bem fraquinho e já não está sendo suficiente.
16. Ir no ginecologista e fazer exame preventivo: se você, que está lendo isso, não tem feito seus exames em dia lembre-se que devem ser realizados todos os anos!
17. Procurar alergista ou dermatologista: não sei bem que especialidade procurar para o problema que estou tendo. Sempre que como carne, minha pele fica extremamente oleosa e enche de coisinhas com a aparência de espinhas mas que coçam e são muito mais doloridas para espremer ⎼ inclusive, foi esse um dos motivos para ir tirando carne da minha dieta.

Compras

18. Comprar estantes e escrivaninha: os móveis do meu quarto datam de 2013, quando comprei cada um deles com o meio salário que recebia do programa Jovem Aprendiz do SENAI. Continuaria usando eles tranquilamente se as estantes ainda conseguissem sustentar todos os meus livros... infelizmente ela não foi feita para tanto peso e está um pouco caquética, tadinha. Acabei sendo sustentável e resolvi o problema das minhas estantes pregando elas na parede para reforçar, além de comprar uma prateleira para lidar com a superlotação!
19. Completar séries de livros: sei que é aquela meta mentirosa de todo leitor, mas tentarei não comprar novos livros enquanto não adquirir os que faltam para algumas das séries da minha coleção.
20. Aspirador de pó pequeno: eu tenho um daqueles tapetes felpudos no meu quarto, azul, lindo e confortável de deitar. Mas ele é terrível quando se trata de limpeza. Já venho enrolado há algum tempo na compra desse aspirador de pó... preciso com certa urgência. 

Social

21. Ir ao show da AURORA: eu ainda não acredito que vou ver essa fada élfica pessoalmente em 16 de maio. Estou literalmente contando os dias. Não sei o que dizer, só sentir. Foi a melhor experiência da minha vida.
22. Visitar pontos turísticos de BH (3/7):outro projeto que nunca saiu do papel... Moro em BH há quase três anos agora e até hoje não conheço grande parte dos pontos turísticos da cidade. 
23. Ir ao Rio das Velhas: depois conto a vocês o por quê, é surpresa.

Na vida acadêmica...

24. Retomar as lições de italiano: embora não tenha exatamente relação com a faculdade, é sempre bom aprender novas línguas, não é mesmo? Eu já fiz algumas lições de italiano, mas acabei deixando um pouco de lado por conta do volume de coisas a fazer. Quero retomar os estudos.
25. Escrever meu projeto de pesquisa: não sei se já falei muito disso nas redes sociais, mas o meu sonho é ser pesquisadora. Já tenho lido, estudado e pesquisa há algum tempo para escrever um projeto para submeter ao mestrado (mas isso é do próximo tópico). Talvez eu fale um pouco mais sobre o meu tema em outra ocasião, mas já posso adiantar que tem a ver com a morte. Foi um mês muito estressante, esse que eu passei escrevendo o projeto. O título ficou como "Masculinidades e Feminilidades diante da Morte: um estudo de Representações Sociais", mas deixo para contar um pouco mais sobre isso em outra oportunidade.
26. Tentar (e passar) no processo seletivo de mestrado: se não me engano, o edital abre no meio do ano de 2019 para iniciar os estudos em 2020. Já tenho me preparado para isso há quase um ano, mas ainda estou extremamente nervosa. Torçam por mim! SUCESSO! Fui aprovada e classificada para o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG para o ano de 2020.
27. Conseguir um estágio externo: não só para conseguir as horas necessárias para formar, mas também pela experiência profissional que está em falta. Atualmente, estou aguardando ansiosamente as convocações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, fiquei em sexto lugar no concurso... Resta saber se serão vagas o suficiente!
28. Consultar barema e planejar meu currículo: para quem não conhece, o barema é algo como um tabela de pontuação das coisas que você já fez em sua vida acadêmica. Ele é considerado no processo seletivo de mestrado e é necessário uma boa pontuação para conseguir as bolsas (que eu preciso para poder estudar).

No Literalize-se...

29. Fazer "um dia na minha vida": conversei um pouco com o pessoal do melhor grupo de blogueiros no Facebook, o DayDream, sobre os projetos para 2019 e me deram a ideia incrível de fazer uma postagem com fotos acompanhando todas as minhas atividades de um dia. Vai ser muito desafiador ⎼ e extremamente divertido também!
30. Manter threads do twitter atualizadas: resolvi criar uma forma de manter o meu twitter em movimento na forma de "mini-resenhas" de livros, filmes, séries, animes e o que mais vier à mente.
31. Renovar domínio do blog: estou pensando seriamente em renovar para uns dois ou cinco anos direto, porque o preço sempre aumenta muito de ano em ano... E se tem uma coisa que eu tenho certeza na minha vida é de que o blog estará presente nela, haha.
32. Renovar caixa postal: esse tópico me deixa um pouco na dúvida, na verdade. Eu pensei em não tentar nenhuma parceria com editoras para 2019 porque tenho muitos livros parados na minha estante... Por outro lado, tem algumas editoras com as quais eu realmente gosto de trabalhar e não queria parar. Vou renovar a caixa postal só depois de decidir essa questão, mas já deixo aqui a meta anotada.
33. Pensar em criar (de novo, pasmem) um canal no YouTube: poucas pessoas sabem que, ainda quando o blog era Paraíso da Leitura, houve um canal no YouTube. Durou bem pouco. Eu sou tímida demais quando se trata de falar, lido muito melhor com as palavras ⎼ o que vocês com certeza já notaram pela extensão de todas as minhas postagens. Mas tenho pensado em tentar novamente, de uma forma diferente, quem sabe...
34. Responder todos os comentários: eu sou uma falha para responder vocês, eu sei, desculpa. Tentarei ser melhor, juro.
35. Planejar algo para o mês especial de aniversário do Literalize-se: bem, não tenho muito o que falar porque ainda não pensei muito. Mas aguardem algo bacana para o mês de abril!

E um último desejo... realizar todos os projetos para 2019 ♡

@literalize.se

© Literalize-se – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in